Visitas ao Blog do GAIA

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Lunes, Monday (segunda feira): O dia da Lua

Este é o lado que vemos a Lua aqui da Terra. Crédito da imagem: NASA / GSFC / Arizona State University


O lado escuro lunar como nunca visto antes... Crédito da imagem: NASA / GSFC / Arizona State University


A Lua é o único satélite natural da Terra: chamada Luna pelos Romanos, Selena e Artémis pelos Gregos, e muitos outros nomes nas mais variadas mitologias. Devido ao fato de ter uma rotação síncrona, apenas podemos observar um dos lados. . Foi graças às sondas espaciais que agora sabemos a sua aparência.

O nosso único satélite natural, a Lua é um corpo rochoso com imensas crateras e "mares", partes mais escuras e planas, compostas de basalto.
Durante duas semanas, em meados de Dezembro de 2010, a sonda LRO permaneceu à procura dos pontos mais baixos da Lua  para que o Angle Camera LROC Wide (WAC) pudesse adquirir cerca de 1300 imagens da Lua, permitindo à equipe LROC construir esse mosaico espetacular.  O Diâmetro da Lua, satélite do Planeta Terra,  é 3474 km.

NASA Goddard Space Flight Center construiu e gere a missão para a Direcção Missão de Sistemas Exploratórios na sede da NASA em Washington. O Lunar Reconnaissance Orbiter Camera foi projetado para aquisição de dados para a certificação local de pouso e realizar estudos de iluminação polares e mapeamento global. Operado pela Universidade do estado do Arizona, LROC consiste de um par de câmeras de ângulo estreito (NAC) e uma câmera grande angular única (WAC). A missão é esperado para retornar mais de 70 terabytes de dados de imagem.

Este texto foi traduzido a do site: http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14021.

Voce pode ler as informações que o GAIA possui em sua página do Observatório do Sistema Solar: http://gaiaufvjm.blogspot.com.br/p/observatorio-do-sistema-solar_12.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário