Visitas ao Blog do GAIA

sábado, 4 de agosto de 2012

Imagem do Dia: A Galáxia Sombrero




Crédito da Imagem: NASA/STScI/AURA


O Telescópio Espacial Hubble treinou seu olho afiado em uma das galáxias mais imponentes e fotogênicas do Universo, a Messier 104. A indicação da galáxia é caracterizada pela cor  branco brilhante, o núcleo bulboso rodeado pelas faixas de poeira espessa que compõem a estrutura espiral da galáxia. Como visto da Terra, a galáxia é levemente inclinada. Pode ser vista a partir de  seis graus ao norte do seu plano equatorial. Esta galáxia brilhante foi nomeada  Sombrero, porque na luz visível se assemelha a um chapéu de amplas bordas mexicanas.



M104 está um pouco além do limite do olho nu, mas é facilmente vista por meio de pequenos telescópios. Encontra-se no extremo sul do aglomerado de Virgem. É um dos objetos mais maciços nesse grupo,  e equivale a 800 bilhões de estrelas do tamanho do nosso Sol!  A galáxia possui 50.000 anos-luz de diâmetro e está situada a 28 milhões de anos-luz da Terra.



Pelas imagens obtidas por Hubble e Spitzer acredita-se que a Messier 104 ou Sombrero  deva ser 10 vezes maior que a órbita de nossa galáxia, a Via Láctea. As idades dos grupos são semelhantes à Via Láctea, que varia de 10-13 bilhões de anos. 


O Hubble levou essas observações, em Maio-Junho de 2003 com câmera avançada do telescópio espacial para pesquisas. As imagens foram tomadas em três filtros (vermelho, verde e azul) para produzir uma imagem de cor natural.

Este texto foi traduzido a partir do texto em inglês que pode ser lido na íntegra pelo site:
http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA15226


Nenhum comentário:

Postar um comentário