Visitas ao Blog do GAIA

O que é o GAIA?



O Projeto GAIA, em referência ao acrônimo Geociências, Arte, Interdisciplinaridade e Aprendizagem, surgiu no primeiro semestre de 2011. O desenvolvimento deste projeto conta com a parceria entre a UFVJM e UFMG sendo o grupo de pesquisa GIPE (Grupo Integrado de Pesquisas do Espinhaço), na qual professores, alunos e pós-graduandos destas duas instituições estão interligados. Funciona na Rua Silvério Lessa, n.100, Centro, Diamantina, espaço cedido pelo Instituto de Geociências da UFMG/ Direção da Casa da Glória para o seu desenvolvimento.

Espaço GAIA-GIPE - Casa da Glória, Instituto de Geociências da UFMG,
rua Silvério Lessa,  n. 100, Centro de Diamantina, MG
O GAIA vem sendo desenvolvido essencialmente por de professores e discentes do Bacharelado em Humanidades da UFVJM e tem como missão integrar pesquisa e extensão universitária, trabalhando o conhecimento científico de forma artística e lúdica em Geociências e suas interfaces diretas com a Geografia, Ciências e demais áreas de conhecimento para o ensino fundamental e médio. Neste sentido, desenvolveram-se artisticamente núcleos de exposição: Observatório do Sistema Solar, Exposição do Túnel do Tempo Geológico e o Núcleo de Paleontologia.

Núcleo da Paleontologia. Foto: Danielle Piuzana
Observatório do Sistema Solar. Foto: Danielle Piuzana
Representações da Terra ao longo do Éon Fanerozoico. Foto: Marcelino Morais
As exposições foram criadas após discussão conceitual dos temas e construção de maquetes e ambientes que auxiliem no entendimento do Planeta Terra, sua evolução física e biológica em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e ciclos de ensino. Ao longo de 2011 houve um quantitativo de 1200 visitas de alunos e professores de escolas públicas do ensino básico dos municípios de Diamantina e Datas, além de universitários, pós-graduandos e docentes de universidades por meio de parcerias com o PET Química (UFVJM) e com a Universidade das Crianças (projeto de pesquisa e extensão da UFMG), Educar no Vale (Projeto de Pesquisa da UFVJM) e PIBID Geografia da UFVJM. Em 2012, além dos núcleos de exposição acima mencionados, há uma meta de criação de material artístico para a Serra do Espinhaço Meridional.

Um comentário: