Visitas ao Blog do GAIA

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Martes (terça feira): Dia do Planeta Vermelho Marte


Crédito: J. Bell (Univ. Cornell), M. Wolff (SSI), STScI, NASA
Marte (Grécia: Ares) é o deus da Guerra. O planeta provavelmente recebeu este nome devido à sua cor; é por vezes conhecido como o Planeta Vermelho. O nome do mês Março também  deriva de Marte.

Esta imagem foi adquirida pelo Telescópio Espacial Hubble aquando da aproximação máxima dos últimos 60,000 anos de Marte com a Terra em Agosto de 2003. É a visão mais detalhada do Planeta Vermelho jamais tirada da Terra. São visíveis na superfície algumas caracterísitcas, tais como: a calote polar Sul na parte de baixo, a cratera circular Huygens (`a direita do centro), a bacia de impacto Hellas na parte clara na área mais baixa `a direita do centro.


Vista panorâmica da superfície de Marte mostra formações geológicas do planeta vermelho MARTE
Crédito da Imagem: NASA/JPL-Caltech/Cornell/Arizona State Univ.

Esta cena em paisagem  combina imagens 817 tiradas pela câmera panorâmica (Pancam) em Marte por meio de um   jipe-robô denominado Opportunity, de 21 de dezembro de 2011 a 8 de maio de 2012, durante missão de inverno de Marte, conhecido por planeta vermelho.
Opportunity  trabalha em Marte desde Janeiro de 2004 e passou esses últimos meses em um afloramento norte inclinado, "Greeley Haven" -  que na tradução ao pé da letra significaria Refúgio de Greeley. O Nome informal do afloramento é uma homenagem a Ronald Greeley (1939-2011), que era um membro da equipe de missão e que ensinou gerações de cientistas planetários na Arizona State University. O local é perto da ponta norte da "Cape York" segmento da borda ocidental da cratera Endeavour.

A imagem panorâmica combina exposições tomadas através de filtros Pancam centradas em comprimentos de onda de 753 nanômetros (infravermelho próximo), 535 nanômetros (verde) e 432 nanômetros (violeta). A vista é apresentado em cor falsa para fazer algumas diferenças entre os materiais mais fáceis de ver.

Este texto foi parcialmente traduzido e para ver o texto na integra acesse o site:
http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA15689


Voce pode ler as informações que o GAIA possui em sua página do Observatório do Sistema Solar: http://gaiaufvjm.blogspot.com.br/p/observatorio-do-sistema-solar_12.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário