Visitas ao Blog do GAIA

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Imagem do dia - Nascimento de uma estrela

Crédito da imagem:
NASA / ESA / STScI / J. Hester e P. Scowen (Arizona State University)


Eerie é o nome dado a estas estrelas recém nascidas, que se assemelham a bolsões de gás interestelar chamados glóbulos gasosos de evaporação (ovos). Hubble descobriu os "ovos" na Nebulosa da Águia, uma região de formação de estrelas perto de 7.000 anos-luz da Terra, na constelação Serpens.


Estas imagens impressionantes tem como características as salientes das colunas monstruosas de gás frio e poeira na Nebulosa da Águia (também chamada de M16). As colunas, apelidadas de "troncos de elefantes", se projetam da parede de uma vasta nuvem de hidrogênio molecular, como estalagmites aumento acima do chão de uma caverna. Dentro das torres de gases, que são anos-luz de comprimento, o gás interestelar é denso o suficiente para entrar em colapso sob seu próprio peso, formando jovens estrelas que continuam a crescer à medida que se acumulam mais e mais massa de seus arredores.

Esta imagem foi obtida em 1995 pelo Telescópio Espacial Hubble. A cor da imagem é construída a partir de três imagens separadas tomadas à luz de emissão dos diferentes tipos de átomos. A cor vermelha indica emissão de isoladamente ionizados átomos de enxofre. Verde mostra emissão de hidrogênio. Azul claro mostra emitida por átomos de oxigênio duplamente ionizadas.

Este texto foi traduzido e pode ser lido na íntegra no site: 
http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA12108



Nenhum comentário:

Postar um comentário