Visitas ao Blog do GAIA

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Imagem do Dia - A morte de uma estrela

Crédito da Imagem:  NASA/JPL-Caltech/ESA


Seiscentos e cinquenta anos-luz de distância, na constelação de Aquário, uma estrela morta que se recusa a desaparecer de forma pacífica. Na morte, ele está expelindo grandes quantidades de gás quente e intensa radiação ultravioleta, criando um objeto espetacular chamada de "nebulosa planetária".


Nesta imagem em falsa cor, obtida pelos telescópios espaciais Spitzer e Hubble da NASA, podemos observar a nebulosa Helix, em detalhes sem precedentes. A imagem composta é composta de dados visíveis do Hubble e dados de infravermelho do Spitzer.

A estrela morta, chamada anã branca, pode ser visto no centro da imagem como um ponto branco. Todo o material colorido gasoso visto na imagem fazia parte da estrela central, mas foi perdida nos estertores da morte da estrela em seu caminho para se tornar uma anã branca. A intensa radiação ultravioleta que está sendo lançado pela anã branca é o aquecimento e desestabilização das moléculas em seu ambiente circundante, a partir de dentro para fora.

Como um fogão elétrico lentamente a aquecer a partir do primeiro centro, as moléculas de gás mais quentes e mais instável pode ser visto no centro da nebulosa como tufos de azul. A transição para moléculas mais estáveis ​​e mais frio é claramente representado como a cor das alterações de gás a partir de muito quente (azul) para quente (amarelo) e quente (vermelho).



Uma característica marcante da Helix, revelado pela primeira vez por terrestres imagens, é a sua coleção de milhares de estruturas filamentosas, ou filamentos de gás. Nesta imagem, os filamentos podem ser vistos sob a gás azul transparente como linhas vermelhas irradiando para fora do centro. Astrônomos acreditam que as moléculas em estes filamentos são capazes de permanecer mais  estáveis pois grupos densos de materiais são protegidos contra a radiação ultravioleta.

O texto acima é uma tradução obtida a partir do texto que acompanha a imagem da NASA. Pode ser lido na íntegra no site: http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA03678

Nenhum comentário:

Postar um comentário