Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / ESA / Harvard-Smithsonian CfA |
A galáxia espiral bastante pitoresca conhecida como Messier 81, ou M81, tem essa imagem obtida pela composição de imagens de Spitzer, da NASA, e telescópios espaciais Hubble e da NASA Galaxy Evolution Explorer. M81 é um "grande desígnio" galáxia espiral, o que significa que seus braços elegantes enrolam todo o caminho em direção ao seu centro. Ela está localizado cerca de 12 milhões de anos-luz de distância, na constelação da Ursa Maior e é uma das galáxias mais brilhantes que podem ser vistas da Terra através de telescópios.
As cores na imagem representam um trio de comprimentos de onda de luz: o azul é a luz ultravioleta capturada pelo Galaxy Evolution Explorer; branco amarelado é luz visível vista pelo Hubble e vermelho é a luz infravermelha detectada pelo Spitzer. As áreas azuis mostram os mais quentes, as estrelas mais jovens, enquanto as faixas vermelho-rosa denota de poeira que a linha dos braços espirais. O centro de laranja é feito de estrelas mais velhas.
Este texto foi uma tradução para a imagem e pode ser lido na íntegra no site: http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA09579
Nenhum comentário:
Postar um comentário