Visitas ao Blog do GAIA

domingo, 8 de dezembro de 2013

MITOS DOS POVOS ANTIGOS SOBRE AS AURORAS BOREAIS

A expressão Aurora Boreal foi dada por Galileu em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer, Aurora e ao seu filho, Bóreas representante dos ventos norte. Esse Fenômeno ocorre normalmente nas épocas de Setembro a Outubro e de Março a Abril. 

Deusa Aurora. Fonte: http://comocualquiera.com/wp-content
/uploads/2012/10/Francesco-de-Mura_Aurora-y-Titono.jpg


Os povos da Antiguidade tinham outras explicações para esse espetáculo: os gregos o descreviam como “chuva de sangue”; os povos Inuit (da Groenlândia) atribuíam o fenômeno aos “habitantes do céu”; e os Sami (da Lapônia) acreditavam que a aurora boreal era causada por uma raposa gigante sacudindo seu rabo por sobre a tundra do Ártico.

A Aurora Boreal é algo que sempre esteve presente. Mas os povos antigos reagiam a ela como algo diabólico. No passado, os Esquimós carregavam facas para mantê-la longe deles. Os Indígenas  achavam que as luzes eram um presságio de guerra. Para eles, as luzes eram fantasmas dos seus inimigos que, famintos por vingança, tentavam voltar.
Outros interpretavam as luzes do norte como espíritos humanos dançantes.

Alguns esquimós acreditavam que a Aurora era a dança de um espírito de um animal..A maioria dos esquimós achavam que as luzes do norte eram espíritos jogando bola com crânio humano. Outros esquimós achavam que a Aurora era espíritos de crianças que haviam morrido no nascimento.

Assim como tudo na natureza, a aurora boreal pode ser inconstante e certamente não ocorre todas as noites. Para avistá-la, é necessária pelo menos uma noite sem nuvens e bem fria além de uma pequena ajuda dos céus, é claro.


Enviado por JOSÉ DÁRIO DOS SANTOS, aluno do Bacharelado em Humanidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário