Visitas ao Blog do GAIA

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Boro: Grandes curiosidades que você não sabia sobre este fantástico elemento



Há cerca de 6.000 anos, os compostos de Boro já eram utilizados, mas o elemento químico foi descoberto somente em 1808, quando foi isolado.


A descoberta se deu pelos químicos Humphry Davy, Joseph Louis Gay-Lussac e Louis Jacques Thénard. O Boro é classificado como um semimetal, ou seja, possui características de metais e ametais, devido às variações de condutividade elétrica. O elemento é considerado um bom condutor elétrico em altas temperaturas, mas um mal condutor de eletricidade em temperatura ambiente.

O Boro não pode ser encontrado livremente na natureza, mas apenas em minérios como: colemanita, a ulexita, a kernita ou o bórax. A maioria desses minérios é encontrada em rochas marinhas e sedimentares ou perto de vulcões.

O bórax é encontrado no Deserto de Mojave na Califórnia, Estados Unidos, onde está localizada a maior mina a céu aberto do mundo e a maior produtora de bórax. Entretanto a Turquia possui 63% das reservas mundiais. A Itália, Bolívia, Chile, Argentina e Peru são outros países que possuem extensos depósitos de boro através do bórax.

O minério também pode ser encontrado em verduras, nas folhas verdes escuras, em frutas secas (amêndoas, uva, maça e pêra) e alimentos como os feijões, ervilhas, amendoins. As carnes de qualquer tipo não apresentam quantidades significativas de Boro ou de outro composto que o contenha.



O Boro elementar não é muito utilizado, mas estudos revelam que se consumido em pequenas quantidades (de 10 a 15 mg) ajuda a combater a osteoporose, porque mantém o cálcio nos ossos sob forma do ânion borato. O consumo de Boro também auxilia na diminuição das dores menstruais, diminui o risco de artrite reumatoide, ajuda a regular a pressão arterial e a diminuir o colesterol.

O bórax é usado em grandes quantidades na produção de vidros, inclusive faz parte da matéria-prima da fabricação de vidros com a marca registrada Pirex. É utilizado também na fabricação de esmaltes e porcelanas, sabões e detergentes e até fertilizantes.

Na década de 50 o uso do Boro como combustível de alta energia começou a ser estudado. Os hidretos de boro ou boranos são compostos interessantes porque geram grandes volumes de gases quentes em um curto período de tempo, sendo propícios em sistemas de propulsão de foguetes. Filamentos de boro são materiais de alta resistência, leve, que podem ser utilizados também em estruturas aeroespaciais.

A origem do nome do elemento vem da palavra árabe, buraqou, e persa, burah, ambos são nomes comuns ao mineral bórax. Os compostos conhecidos desde a Antiguidade foram utilizados na China, Egito e Babilônia.

Vidros de bórax foram utilizados na China no século III e alguns dos objetos chegaram até o Ocidente. Apesar de o elemento ter sido descoberto em 1808, a obtenção do composto puro de Boro só foi possível a partir de 1909 nos Estados Unidos pelo químico Ezekiel Weintraub.


Fonte da Informação: http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário