Visitas ao Blog do GAIA

segunda-feira, 17 de junho de 2013

A importância das matas ciliares



A água é uma substância essencial à sobrevivência de todos os seres vivos e sua produção e manutenção está diretamente relacionada à floresta. Precisamos entender melhor o papel das florestas para sabermos por que preservá-las, pois a nossa sobrevivência e de todos os outros seres vivos dependem disso.

A mata ciliar funciona como os cílios para os nossos olhos. Os cílios limpam e lubrificam os olhos e também permitem que os mesmos se fechem diante de uma luz muito forte ou uma ameaça qualquer (cisco de poeira, por exemplo). 

Da mesma maneira a Mata Ciliar ou Áreas de Preservação Permanente - APP protegem os rios e córregos, impedindo que sujeiras sólidas como terra, restos de inseticidas, herbicidas, fungicidas e adubos cheguem aos rios, lagoas e córregos.

Esse importante papel das florestas normalmente não é valorizado, mas o tratamento de água onde a floresta foi bem preservada custa 100 vezes menos que nas áreas que foram desmatadas, tais como nas bacias hidrográficas. 



Além disso, a floresta, por ter um ciclo de vida longo (mais de 7 anos) e um sistema radicular profundo (até 10 m de profundidade), captura os nutrientes advindos das chuvas e do ar. As copas das árvores protegem melhor o solo dos impactos da chuva, deposita restos culturais (folhas, galhos, frutos e sementes) na superfície do solo protegendo-o melhor que qualquer cultura agrícola dos impactos da chuva, além de reciclar os nutrientes, e deste modo, recuperam solos degradados. O sistema radicular possui boa arquitetura para estruturar o solo, e assim, evita os desmoronamentos ou deslizes de terra nas encostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário