Visitas ao Blog do GAIA

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Como Fazer um relógio de Sol ?


Relógio de Sol com garrafa PET:

É fácil de montar esse super relógio de sol usando uma garrafa de pet!





Mas pra começar, vocês conhecem um relógio de sol?

Dizem que essa invenção foi criada na Noruega há muito, muito tempo atrás! É um instrumento que não precisa de nenhuma bateria ou corda para funcionar. A gente consegue ver que horas são através da posição do sol! Não é demais? É bem simples! A sombra que o sol projeta vai nos indicar a hora!

Pra construir esse relóginho de garrafa, que foi ensinado pelo físico Adalberto de Oliveira, instrutor da Estação Ciência da USP, a gente vai precisar de:

-tesoura sem ponta
-fita adesiva
-um pedaço de papel
-régua
-garrafinha pet
-barbante

Olha lá o desenho que eu fiz do meu relógio!

Eu primeiro fiz um furo na base da garrafa e na tampinha para passar o barbante, na verdade, meu pai me ajudou, porque é bem duro. Peça pra um adulto te ajudar! Aí, passei o fio e fiz um nó de cada lado para ficar bem preso. Pronto! É a sombra do barbante que vai marcar as horas! Agora pra saber onde a sombra está, a gente precisa marcar os números. Estão vendo aí embaixo esse quadro? Eu dividi um retângulo em 12 partes iguais, cada uma tem 0,9cm. A gente tem que marcar os números de 6 a 17, começando do lado direito, porque é assim que o sol caminha. Cada espaço vai marcar uma hora, das 6h da manhã às 6h da tarde!



Já tá quase pronto! É só colar na garrafa com o lado escrito para dentro. Oba! Vamos testar!

Mas onde a gente coloca o relógio?
Para ele funcionar direitinho, a tampa da garrafa deve apontar para o norte! Eu sempre gosto de saber como me localizar, então desenhei esse esquema no meu diário para nunca esquecer onde estão os pontos cardeais!



Em um lugar que dê pra ver o horizonte, como em uma praça ou como aqui no bosque, é só abrir os braços, o braço direito deve marcar onde o sol nasce, o esquerdo onde ele se põe. Desse jeito, o norte está na nossa frente e o sul nas nossas costas! A garrafa deve apontar pro norte!


Um relógio de sol para ser construído no chão

Objetivo

Construir um relógio de sol. Inferir a posição do Sol através do estudo da forma e tamanho das sombras. Experimento que permite observar a passagem do tempo a partir da construção de um relógio de sol, sendo possível marcar a mudança do tempo pela posição do sol e modificação de suas sombras. Dessa forma, observando a sombra de um objeto nota-se que esta muda ao longo do dia. Assim, observando a sombra do objeto podemos inferir a posição aparente do sol no céu.

Conteúdo

Conceitos de astronomia e física com crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Duração

Todo o ano letivo.

Nível da turma

Séries iniciais do Ensino Fundamental.

Desafios propostos pelo professor

· Imagine: Todos os relógios do mundo desapareceram. O rádio e a TV não
informam mais as horas. Como você faria para combinar a hora de
encontrar seus amigos?
· Uma pessoa que ficasse sozinha, por alguns dias numa caverna escura e
silenciosa, perceberia o tempo passar?
· Em um relógio-de-sol, o que funciona como ponteiro?

Material


· Um cabo de vassoura
· Uma lata vazia de tamanho médio
· Um pouco de massa preparada com cimento, areia e água.
· Uma garrafa PET cheia de areia
· Uma vareta de bambu ou outro material
· Um pedaço de papel cartão do tamanho de uma folha de papel A4 e um
pedaço de barbante de cerca de 50 cm.
· Um pedaço de madeira e um pedaço de barbante de cerca de 50 cm.


Procedimento: Construindo um relógio de sol

Com o material acima temos 4 opções diferentes para construir relógios -de
–sol:
1- Use a massa para fixar o cabo de vassoura dentro dela, mantendo o
cabo na vertical.
2- Fixe a vareta de bambu ou qualquer outra vareta dentro da
garrafa PET cheia de areia.
3- Dobre o papel cartão no sentido do comprimento, formando
um “L”. Amarre o barbante em um buraquinho feito em cada
uma das extremidades do papel , dando um nó nas partes
externas do barbante evitando que ele se solte. Abra agora o
papel formando um ângulo de 90 graus.
4- Construa com madeira uma estrutura em forma de “L” e
amarre o barbante como no modelo de papel.



Utilizando o relógio- de- sol

Coloquem a montagem numa área ensolarada do pátio.
· Observem a sombra do cabo de vassoura ou da vareta projetada no chão.
· Marquem o no chão o contorno da lata e da sombra do cabo de vassoura
ou da vareta.
· Repitam a marcação da sombra de 1 em 1 hora.
· De acordo com as sombras, aponte no céu o caminho que o Sol parece
percorrer.
· Para o relógio-de-sol de madeira ou de papel, você deverá posicionar o
relógio de maneira que as laterais da folha ou da madeira fiquem na direção
leste e oeste respectivamente. Assim, a parte vertical do relógio deve
permanecer à sua frente e você ficará de frente para a direção norte.
Marque as sombras projetadas pelo barbante


Sugestões

As atividades devem ser praticadas por todos os alunos, em sistema de revezamento, sempre auxiliados pelo professor de ciências.


Atividades extra classe

Passeio ao Planetário ou ao Observatório Astronômico Local, para uma visita-guiada com professores de física e astronomia.


Registrando

· Os alunos podem registrar as atividades através de diários, contendo desenhos e fotografias do experimento, em conjunto ou não com o professor de artes.

· Montar gráfico de acordo com os dados coletados, em conjunto ou não com o professor de matemática.

· Redigir as observações, em conjunto ou não com o professor de português.

· Exposição dos registros no mural da escola, em um dia de visitação aberto à toda comunidade escolar.

Um comentário: