Filtro caseiro com garrafa pet. Fonte da imagem: http://educador.brasilescola.com/
A água é um elemento fundamental para a vida de todos os seres da Terra. A ingestão de água tratada é essencial para a conservação da saúde do homem, auxiliando na prevenção de doenças como o cálculo renal, infecção de urina, entre outras. No entanto, o consumo de água sem o devido tratamento pode provocar diarreia, cólera, febre amarela, hepatite A, etc.
Ao abordar esse tema em sala de aula, realize uma atividade prática com os alunos através da construção de um filtro caseiro. Esse experimento é simples e muito importante no processo de ensino e aprendizagem, pois proporciona a visualização de um tratamento simplificado da água.
Os materiais necessários para a construção do filtro caseiro são:
- Garrafa pet;
- Tesoura sem ponta;
- Chumaço de algodão;
- Areia fina;
- Areia grossa;
- Cascalho fino;
- Cascalho grosso;
- Água barrenta;
Com os materiais em mãos, divida a turma em grupos de até quatro alunos e solicite a realização de um relatório destacando todas as etapas da atividade. Em seguida, inicie a construção do filtro. Para isso, retire o fundo da garrafa pet com a tesoura e vede o gargalo com o chumaço de algodão. Posicione a garrafa de forma que o fundo fique voltado para cima e o gargalo para baixo.
Posteriormente, lave a areia e o cascalho em água corrente. Após esse procedimento, adicione, respectivamente, uma camada de areia fina, uma de areia grossa, o cascalho fino e, por fim, o cascalho grosso. O filtro está pronto. Nesse momento, despeje a água barrenta no filtro caseiro e observe o que acontecerá.
A água barrenta ficará limpa após passar pelas camadas do filtro. No entanto, é importante ressaltar que ela não é adequada para consumo, visto que apenas as partículas maiores foram filtradas, podendo haver substâncias patogênicas. Para que essa água possa ser ingerida, ela deve ser fervida e adicionada a ela uma pequena porção de hipoclorito de sódio.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco no site: http://educador.brasilescola.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário