Visitas ao Blog do GAIA

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O que é um Mineralóide?


Mineralóides são substâncias provenientes de atividades ou processos orgânicos biológicos (e que resultam da decomposição de animais ou vegetais) que podem apresentar características semelhantes às dos minerais, mas não possuem a estrutura cristalina ordenada e uma composição química específica. Entre os mineralóides mais conhecidos, tem-se o carvão mineral que se origina da decomposição de restos vegetais, num longo processo de litificação (transformação em pedra). O petróleo e o gás natural também se formam de matérias orgânicas em decomposição, quase sempre acumuladas no processo de sedimentação.
Entre as pedras preciosas de origem orgânica mais conhecida tem-se a pérola que é produzida por um molusco marinho da família das ostras.
Outros mineralóides de interesse econômico e gemológico são: obsidiana (por ser um vidro e não um cristal, não é considerado mineral), opala (natureza não cristalina) e o âmbar, substância orgânica não cristalina de origem geológica. 

 âmbar.  Foto: Danielle Piuzana


Para mais informações: como-as-ostras-fazem-as-perolas

12 comentários:

  1. me ajudou muuuuuuuuuuuuito.

    ResponderExcluir
  2. Quais as características dos mineraloides?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criatura tu não acabou de ler o negócio, não?!

      Excluir
  3. Muito elucidativa a explicação! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. top, porem é totalmente discordante com a definição da cprm que diz que um mineralóide é de origem inorgânica........... e etcs
    mas muito obrigado, é uma imformação muito útil e de difícil acesso, continue postando por favor

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de uma opinião referente a água subterrânea, que ao meu ver também é mineralóide e não mineral como é denominado no comércio.

    ResponderExcluir
  6. E o mercúrio é um mineraloide? Se sim, então os mineraloides não são somente os inogânicos...

    ResponderExcluir
  7. *CORREÇÃO* E o mercúrio é um mineraloide? Se sim, então os mineraloides não são somente os orgânicos como diz no texto...

    ResponderExcluir