Visitas ao Blog do GAIA

domingo, 27 de janeiro de 2013

O que é o Solo?


O Solo é uma camada de material não consolidada (solta), assentada sobre rochas. - Esse material é constituído de minerais e matéria orgânicas. - Nos espaços deixados pelas partículas minerais e matéria orgânica, chamadas poros, ficam na água e o ar. - A parte mineral é formada de argila, limo, areias e pedras. - A matéria orgânica é formada por organismos vivos ou mortos e seus restos ou dejetos. 

O solo apresenta extremas variações no que concerne a profundidade, composição, cor, textura, estrutura, etc. - O solo é o meio onde o vegetal retira os materiais à sua nutrição e ao mesmo tempo, é o suporte sobre o qual se ancora.

Foto de solo do tipo Latossolo.

A erosão dos solos compromete a produção agrícola, causa assoreamento nos rios, represas e zonas portuárias. A retirada de vegetação e ocupação dos solos por moradias em encostas íngremes provoca os escorregamentos frequentemente noticiados pela imprensa, que causam muitas mortes e danos materiais.



Manejo sustentável dos solos

Com uma taxa de aumento populacional de 1,2% ao ano, tornou-se necessário pensar em práticas sustentáveis para preservar os recursos naturais do planeta e manter os seres humanos em harmonia com o meio ambiente.
Entre as medidas de conservação, estão aquelas que visam ter efeitos positivos na qualidade do solo, permitindo produções de alimentos maiores na mesma área e por mais tempo.



O renomado especialista em Solos, com mestrado e doutorado pela North Caroline State University (EUA), Igo Lepsch, destacou em seu livro Formação e Conservação dos Solos o desequilíbrio que por vezes acontece no cultivo de terra. Segundo Lepsch, as atividades agrícolas, quando feitas sem os devidos cuidados com o solo, retiram a cobertura vegetal original do solo e promovem a erosão acelerada e outras formas de degradação.

Com um plantio bem manejado e consolidado, é possível usufruir todos os pontos positivos de um solo específico, fator que também contribui para uma produção de alimentos mais estável. Confira abaixo algumas dicas de Lepsch para os problemas mais comuns de solo:

  •  Excesso de sais ou salinização: consiste no acúmulo de sais no solo, geralmente próximos à superfície. Este problema faz com que as plantas tenham dificuldade em obter água e sais minerais, mas a solução é simples, basta acrescentar sais de cálcio (gesso) para eliminar os excessos de sódio e adicionar água de boa qualidade à sua superfície.
  •  Poluição do solo: em alguns casos pode ocorrer contaminação com substâncias químicas usadas na agricultura e/ou por restos de produtos industriais ou residenciais. Embora o solo consiga “reciclar” as propriedades que são naturais do ambiente, não pode fazer o mesmo com produtos não elaborados pela atividade de seus organismos. Por isso, tanto fertilizantes minerais quanto orgânicos devem ser aplicados em quantidades calculadas e adequadas.
  • Degradação Física: ocorre por meio da modificação dos agregados do solo, ou seja, organismos como raízes que dependem do oxigênio e da água contida no espaço poroso entre os agregados que formam a estrutura do solo não se desenvolvem. Um dos métodos para solucionar este problema é o cultivo especial, como o plantio direto na palha.


Fonte: http://www.comunitexto.com.br

 http://professormarcianodantas.blogspot.com.br


22 comentários:

  1. Respostas
    1. oi amei esse texto sobre o solo obrigada pela informacao eu n sabia de nada disso eu aposto q hoje na minha prova de ciencias sobre o solo eu vou acertar tudo so por q eu li isso

      Excluir
    2. unknown porque falou dese jeito com o vasco faustino? Ele nao te fez nada ele so disse o que achou do texto sobre o solo e a vegetacao

      Excluir
    3. Ainda bem que achei esse texto pro meu trabalho tô fazendo a 1:27

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. vcs conhecem o noé?














    o noé da sua conta






    vcs conhecem o niguem







    te pediu






    vcs conhecem nao sei?






    porque eu tbm n







    vcs sabem o que um palhaço foi fazer?




    quando ele voltar vc pergunta





    a mae de saci disse para ir ao mercado. ir em um pé e voltar no outro ele foi e nunca mais volou

    ResponderExcluir
  4. O solo é a camada superficial da crosta terrestre na qual se desenvolve a vegetação

    ResponderExcluir