Visitas ao Blog do GAIA

quinta-feira, 3 de março de 2016

Titânia: a maior lua de Urano

Titânia e detalhes de seu relevo.

Titânia é a maior lua de Urano. Foi descoberto em 1787 por William Herschel.
Ela leva o nome de Titânia, rainha das fadas em "A Noite de Verão" de William Shakespeare. Titânia é composto de gelo de cerca de 50%, 30% silicatos e 20% de compostos orgânicos perto de metano.

Uma de suas principais características físicas é a presença de um canyon enorme, muito maior que o Grand Canyon, na Terra, a mesma ordem de grandeza de Valles Marineris em Marte ou em Ithaca Chasma Tétis, lua de Saturno.


A imagem acima  mostra dois detalhes da superfície de Titânia. A imagem foi obtida pela nave Voyager 2 em 1986, quando a nave realizou a sua aproximação máxima com o planeta Urano.
No vale, que vemos no detalhe da imagem, as paredes são luminosas. O brilho é uma indicação da presença de um material mais claro, depósitos de gelo com idade geológica recente.
No outro detalhe mostramos uma cratera de impacto com mais de 300 km de diâmetro, é visível no topo do satélite. Esta "grande bacia" é uma evidência na vida geológica do satélite, mostrando um grande impacto.

Os detalhes que conseguimos ver em uma foto nos dão a possibilidade de concluir como provavelmente se deu a formação do satélite. Estas evidências de que Titânia exibe na sua superfície são indícios de que em tempos remotos ocorreu uma atividade geológica intensa. O grande vale que mostramos acima, na região limite entre o dia e a noite da lua, é um exemplo de atividade tectônica.



Imagem: source NASA
http://www.astronoo.com/pt/luas-de-urano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário