Visitas ao Blog do GAIA

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Tsunami

Tsunami é um nome derivado do japonês, que tem o significado de onda de porto, que corresponde a ondas gigantescas com grande concentração de energia. Estas são provocadas por um grande deslocamento de água que acontece após fenômenos geológicos como maremotos, vulcões ou uma movimentação das placas tectônicas que se encontram abaixo dos oceanos. Os tsunamis ocorrem nos oceanos e tem tido ocorrência freqüente no Oceano Pacifico.

A diferença entre um tsunami e uma onda normal é a freqüência. Enquanto, as ondas possuem intervalos de segundos os tsunamis podem durar horas e até semanas. O primeiro registro de tsunami foi em 1692 na Jamaica, e embora já tenham ocorrido outros tsunamis no mundo, os cientistas consideram o de 2004 na Indonésia como o mais devastador, pois na escala Richter que vai de 2 a 9 graus, ele alcançou grau máximo.

Como forma de prevenção, atualmente vários países adquiriram equipamentos com capacidade de identificar a formação e propagação de tsunamis. Tendo dados desse tipo, os governos podem adotar medidas para deslocar a populações das áreas de riscos, que possam vir a serem atingidas por estas ondas gigantes.

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2011/03/15/article-0-0B2D7C2600000578-689_964x641.jpg
Texto enviado por Cleuber Silva, Aluno do BHu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário