Visitas ao Blog do GAIA

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Por que na costa do Chile não há praias como no Brasil?


O Chile está situado ao longo da região sudoeste do continente sul americano (América do Sul), tendo o deserto de Atacama (o mais árido de todo o planeta) localizado ao seu norte e fazendo divisa com o Peru.A leste faz divisa com a Bolívia e Argentina, sendo limitado pela Cordilheira dos Andes; ao sul faz divisa com o Polo Sul, e, a oeste, sua costa é banhada pelo Oceano Pacífico. Como podemos observar no mapa da América do Sul abaixo:


http://www.guiageografico.com/imagens/mapa-america-sul.jpg


 Um país que tem em sua geografia um relevo acidentado, com regiões montanhosas como a Cordilheira da Costa e a Cordilheira dos Andes, lagos e planícies, e, também Depressão Intermediária entre as cordilheiras. Algo que é notável em um país com uma costa de grande extensão com as cordilheiras com o término na costa, de norte a sul. Com isso na parte costeira não há praias como  na costa brasileira. Observe as fotos abaixo para ver um pouco mais de feições costeiras no Chile:







Fontes: Guia geográfico (www.guiageo-americas.com); Enciclopédia contemporânea da
América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006; P@íses _ IBGE (www.ibge.gov.br/paisesat/).

http://chile8c.no.comunidades.net/index.php?pagina=1958330143 http://www.chile.travel/pt/sobre-o-chile/clima-e-geografia.html http://www.infoescola.com/chile/geografia-do-chile/ 

Texto enviado por Hilarina Machado, aluna de Fisiologia da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário