Visitas ao Blog do GAIA

sábado, 8 de fevereiro de 2014

COMO FUNCIONA A GRAVIDADE DA LUA?



A Lua é o único satélite natural do nosso planeta, cujo diâmetro corresponde a quase um terço do tamanho da Terra. Uma das hipóteses mais aceitas da sua formação seria de que um corpo do tamanho de Marte colidiu com a recém-formada Terra, onde que este impacto gerou uma grande chuva de detritos tanto da terra quanto do corpo impactante e a Lua veio a se agregar a partir desse material lançado para o espaço.


 Como sabemos o campo gravitacional da Lua é completamente diferente do nosso planeta Terra. Qual seria o mistério dessa gravidade? Quais são as interações entre a gravidade do nosso satélite natural com a gravidade da Terra? 
TV Lunática do Projeto GAIA - Foto: Danielle Piuzana

A Lua apresenta uma gravidade de 1,622 m/s², considerada um sexto da gravidade da Terra (9,78 m/s²). Esta diferença gravitacional e outros fatores fizeram com que a Lua fosse alvo de intensos estudos pela NASA, sendo um desses a descoberta de que a Lua apresenta um campo gravitacional extremamente irregular, e estas diferenças de gravidade seriam referentes a asteroides e cometas que chocam sobre a sua superfície. A interação gravitacional Terra-Lua tem algumas consequências interessantes: as marés são provocadas pela atração da Lua sobre os oceanos onde este efeito de maré atrasa a rotação da Terra cerca de 1.5 milissegundo por século e afasta a Lua da Terra cerca de 3.8 cm por ano, além disso, é esta interação gravitacional a responsável pela rotação da Lua ser sincronizada com a sua translação.


Para saber mais: http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/curiosidades-sobre-a-lua-o-satelite-natural-da-terra

Texto Enviado pela aluna Carina Guedes, de Fisiologia da Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário