Visitas ao Blog do GAIA

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Os núcleos da terra estão em movimento? Como os cientistas comprovam?








A rotação do núcleo da Terra é oposta a rotação do planeta, dizem cientistas. 
Imagem Retirada do site: http://omundouniverso.blogspot.com.br/2013_11_01_archive.html

O campo magnético da Terra controla a direção e a velocidade com que os núcleos interior e exterior da Terra além de indicar que os núcleos giram em direções opostas. 

Os cientistas já suspeitavam que o campo magnético da Terra que protege a vida da radiação espacial prejudicial, move-se numa direção ligeiramente oeste. Essa teoria foi criada na década de 1690, quando geofísico Edmund Halley (o mesmo Halley que viu o cometa homónimo) navegou a bordo de um navio de pesquisa através do Oceano Atlântico Sul e recolheu leituras de bússola suficientes para identificar essa mudança. 

Em meados do século 20, os geólogos reuniram mais evidências para esta deriva e determinaram que a rotação oeste do campo magnético exerce uma força sobre o núcleo externo líquido, composto por uma mistura de fundição de ferro e níquel, que faz com que ele gire na direção oeste. Décadas mais tarde, geofísicos utilizaram dados sísmicos profundos para determinar que o núcleo interno uma liga de ferro-níquel sólida, que tem aproximadamente o tamanho da lua, gira no sentido leste, a uma velocidade maior do que a rotação da própria Terra. Porém, até agora, os cientistas têm considerado estas rotações dentro das duas camadas do núcleo, em separado, sem qualquer relação entre si. Agora, pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, descobriram um elo comum entre as duas rotações. 

Através da criação de um modelo de computador, os cientistas conseguiram mostrar como a rotação do campo magnético da Terra pode tanto puxar o núcleo externo líquido na direção oeste como, ao mesmo tempo, exercer forças opostas sobre o núcleo interno, provocando uma rotação de leste. O campo magnético da Terra criado pela convecção de metal líquido quente dentro do núcleo externo sofre ligeiras flutuações mais ou menos a cada década. A taxa de rotação do núcleo interno também parece flutuar numa escala de tempo semelhante. Estes novos resultados ajudam a explicar por que esses dois fenómenos ocorrem na mesma escala de tempo, já que um parece afetar o outro, dizem os pesquisadores.




Enviado por Wemerson dos Santos, aluno de Fisiologia da Terra do BHu da UFVJM
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário