Visitas ao Blog do GAIA

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Um novo oceano pode dividir a África


Já aconteceu, milhões de anos atrás e poderá acontecer novamente: uma parte do continente africano vai se separar, surgindo um novo continente ou uma grande ilha. Desde de 2005 uma fenda ou rachadura na litosfera, causada por um terremoto, está aumentando em grande proporção. 

Geólogos afirmam que a rachadura pode alcançar o Mar Vermelho, isolando a Etiópia e a Eritréia do resto da África. A rachadura atravessa Etiópia e a Eritréia e foi sentida em setembro de 2005 por um terremoto que sacudiu a região. 

O monitoramento da fenda revelou que ela está aumentando numa velocidade sem precedentes, como sustenta estudo publicado na última edição da revista "Nature".





O movimento denuncia fenômenos em andamento nas profundezas da Terra, onde algumas das placas tectônicas que formam o continente africano estão gradualmente se afastando da placa árabe, fazendo com que a fenda fique cada vez mais longa.

A movimentação das placas vem acontecendo há dois milhões de anos. Eventualmente, erupções vulcânicas e terremotos - como o de setembro de 2005 - aceleram o processo.

À medida que o vale vai se abrindo rochas fundidas chegam à superfície, onde se solidificam, formando um leito de oceano. Os especialistas calculam que 2,5 km cúbicos de magma já foram lançados - um volume suficiente para encher um estádio de futebol cerca de duas mil vezes.

Na região esta localizado o Vale do Rift que é um complexo de falhas tectónicas criado há cerca de 35 milhões de anos com a separação das placas tectónicas africana e arábica. No Quênia, o vale é mais profundo e exibe lagos pouco profundos, mas com elevado conteúdo mineral, extremamente alcalinos. Segundo especialistas e geólogos, continuando a separação das placas, dentro de alguns milhões de anos, a África Oriental será inundada pelo Oceano Índico e surgirá uma grande ilha na região leste da costa africana.


Texto enviado pelo Rogério Adriano Cruz, aluno do Bacharelado em Humanidades da UFVJM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário