Visitas ao Blog do GAIA

sábado, 12 de outubro de 2013

Mistérios sobre a energia escura começarão a ser revelados no Chile


O observatório chileno de Cerro Tololo começou seus trabalhos de pesquisa no marco da experiência “The Dark Energy Survey”, ou DES, destinada a descobrir os mistérios sobre a energia escura.
Sua intervenção permitirá a observação detalhada da oitava parte do céu noturno. É na composição dele que aparentemente residem as pistas sobre a expansão do universo.
O telescópio Victor M. Blanco, instalado no Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile, possui uma envergadura de 4 metros e uma câmera digital especialmente projetada para obter 570 megapixels de resolução, a 5 mil graus quadrados.
Isso é suficiente para poder observar a movimentação de 300 milhões de galáxias em detalhes, além do comportamento de outras milhares de acumulações galácticas mais longínquas, supernovas e outros elementos do movimento universal.

Os dados obtidos serão processados pelo Centro Nacional para Aplicações de Supercomputação da Universidade de Illinois e, posteriormente, publicados para a comunidade cientifica.
Para quem não sabe, o conceito de energia escura surgiu com base nos fundamentos cosmológicos que tentaram explicar o fenômeno da expansão acelerada do universo, introduzido por Albert Einstein através da equação que determinou a imprecisão da estabilidade universal.
Como comprovado posteriormente, tudo o que existe encontra-se em expansão acelerada. A energia escura, que nada tem a ver com a matéria escura, representa o mistério central das leis da física.
Ela é a chave que permitirá uma organização teórica sobre as ideias do homem em relação ao universo e sua constante expansão.

Fonte: History Channel
https://www.facebook.com/mundodacienci

Nenhum comentário:

Postar um comentário