Visitas ao Blog do GAIA

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

De que são feitas as pétalas?


Já reparou no que torna as flores tão bonitas e atraentes? Suas pétalas, ora! Coloridas, elas enfeitam qualquer jardim ou até a sala da sua casa. Mas do que será que elas são feitas?

As pétalas têm uma composição muito parecida com a das folhas e são formadas por uma parte externa e outra interna.
Na parte de fora, pétalas e folhas são similares e possuem células de revestimento e outras de um tipo especial que formam uma importante estrutura chamada estômato – um poro responsável pelas trocas gasosas das plantas com o ambiente. A diferença entre folhas e pétalas começa no “recheio”, onde as folhas possuem células que contêm grande quantidade de clorofila e por isso são capazes de fazer fotossíntese.

As cores fortes e atraentes das pétalas são uma maneira de atrair polinizadores
 (Foto: Flickr / The Green Party / CC BY-ND 2.0)


Outra diferença entre pétalas e folhas está nas cores e no odor. Enquanto a maioria das folhas é verde por causa da clorofila, as pétalas possuem pigmentos de cores variadas. Já o perfume é obra de estruturas especiais chamadas osmóforos.

No fundo, pétalas e folhas são parecidas porque têm a mesma origem. As pétalas são folhas que, ao longo da evolução, foram se modificando para cumprir duas funções: uma de proteção dos órgãos reprodutores da flor e outra de servir como chamariz para os polinizadores que visitam as flores.

Fonte da Informação: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário