Visitas ao Blog do GAIA

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pintando com tinta de solo





Você sabia que, além de servir para o plantio de lavouras, os solos também podem ser usados para fazer tinta?


As rochas, sob ação do clima (chuva, vento, sol e temperatura) e com influência do relevo (planícies, morros, montanhas e vales), dos macro e microrganismos (animais e vegetais) e durante centenas, milhares ou milhões de anos, vão sofrendo transformações e diminuindo de tamanho.


Essa transformação, também chamada de intemperismo, continua até os grãos alcançarem tamanhos bem pequenos chamados de areia, silte e argila, que é a fração mineral do solo. A outra fração é a matéria orgância, que se origina pela decomposição dos organismos animais e vegetais, após sua morte. Dessa forma, são originados diversos tipos de solos, com muitas características diferentes entre si. Por exemplo, os solos podem ter várias cores como vermelho, amarelo, laranja, marrom, preto, cinza, branco e, algumas vezes, azulados ou esverdeados.

Também podem ser arenosos, argilosos ou de textura média, rasos ou profundos, com ou sem pedras/rochas no interior ou na superfície, secos ou alagados, férteis ou pobres em nutrientes, ou com diferentes teores de matéria orgânica (húmus), etc.


Os solos são muito importantes em nossa vida. Deles dependem todas as atividades agropecuárias, como a produção de alimentos, fibras, madeira, e criação de animais: grãos (milho, arroz, feijão, trigo, soja, amendoim), café, frutas, hortaliças e legumes, algodão, carne, leite, ovos, flores, árvores, etc. Sem falar na indústria da construção (areia, tijolo e telha) e na conservação das florestas, rios, lagos, enfim, toda a biodiversidade.


Além de sua importância na agricultura, na construção civil e para o meio ambiente, os solos também podem produzir arte como, por exemplo, as esculturas e cerâmicas em argila. Servem também como matéria-prima para a confecção de tinta. Isso mesmo, tinta de solo.


Vamos aprender a fazer a tinta de solo para pintar em papel? Pegar um pouco de terra com cores diferentes (1 kg de cada cor) e colocar para secar ao sol. Depois de seco, destorroar e peneirar. Não usar areia, pois ela não “solta” tinta.


Para preparar a tinta que será usada sobre papel, deve-se misturar 2 partes de terra peneirada, 2 a 3 partes de água e 1 parte de cola branca (escolar) – pode usar uma colher de sopa como medida. Mexer bem. Caso a tinta fique um pouco grossa, colocar mais um pouco de água. Depois de pintar é só colocar para secar. Agora é só escolher o motivo e colocar a mão na massa, isto é, no pincel. Boa diversão!!!






Informações mais detalhadas podem ser obtidas em:

http://www.cnps.embrapa.br/solosbr/pdfs/doc123_2010_tinta_de_solo.pdf









Nenhum comentário:

Postar um comentário