Visitas ao Blog do GAIA

sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Bioma Cerrado



Você sabia que o Brasil possui seis biomas diferentes e que o Cerrado é um deles?

Para quem ainda não sabe, biomas são regiões com condições ambientais semelhantes, tendo em comum o clima, a paisagem, o solo, a vegetação, os animais e o modo de vida das pessoas que nele habitam. O Brasil possui seis, são eles: Amazônia, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Pampa e Cerrado.

O bioma Cerrado ocupa 24% do território brasileiro e está presente em 14 estados. Essa área equivale à soma das áreas de países como França, Espanha, Alemanha, Itália e Inglaterra. Além de ocupar grande parte do Brasil, o Cerrado possui diferentes formações vegetais muito ricas em termos de biodiversidade!



O Cerrado também é muito rico em termos de frutos. Você já ouviu falar em araticum, buriti, pequi e cagaita? São todos frutos nativos do Cerrado. Esses frutos apresentam teores de vitaminas do complexo B equivalentes ou superiores aos encontrados em frutas como abacate, banana e goiaba. E existem muitos outros: araçá, cajuzinho, gabiroba, murici e umbu. São todos exemplos de frutos nativos do Cerrado que você precisa conhecer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário