Visitas ao Blog do GAIA

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Super Lua de Junho de 2013


Dizemos que acontece uma super lua quando a lua está passando por sua posição mais próxima da Terra durante uma lua cheia ou lua nova. Isso acontecerá no próximo 23 de junho.
A Lua estará na constelação do Sagitário e entrará em sua fase cheia às 11h32m do Tempo Universal Coordenado (UTC), que corresponde a 8h32m de Brasília, ou 12h32m de Lisboa (capital de Portugal, considerando o horário de verão) e Luanda. (capital de Angola), e 13h32m de Maputo (capital de Moçambique).
Nesse momento, ela terá passado pelo seu perigeu somente 23 minutos antes, estando apenas a cerca de 357 mil quilômetros de distância de nós.
Todo astro que gira em torno de outro numa órbita regular ora está mais próximo, ora mais afastado do objeto central. Isso acontece com a Terra em relação ao Sol, com a Lua em relação à Terra, e com todos os pares desse tipo que você conseguir imaginar. A posição em que um astro está mais próximo do corpo em torno do qual gira é chamada perigeu, e a posição em que está mais afastado de apogeu.
lua-perigeu-apogeu
Esquema mostrando o perigeu e apogeu da Lua (Imagem fora de escala de tamanho e distância. A excentricidade da órbita da Lua está exagerada para facilitar a visualização.)
Durante a super lua, a imagem da Lua que vemos no céu pode ficar até 14% maior e 30% mais brilhante. Não é muita coisa para se perceber com os olhos, mas a diferença pode ser notada comparando fotografia de uma lua cheia comum com uma lua cheia na super lua. A super lua não é um evento raro, pode acontecer algumas vezes por ano, e não há absolutamente nenhum efeito sobre a Terra.
Uma recente e notável super lua ocorreu em 2011, quando foi tirada essa fotografia, que mostra a variação no tamanho aparente da Lua:
Comparação entre o tamanho aparente da Lua cheia comum e o tamanho da Super Lua de março de 2011. Perceptível com uma máquina fotográfica, mas imperceptível à vista desarmada (foto de Marcoaliaslama)
Comparação entre o tamanho aparente da Lua cheia comum e o tamanho da Super Lua de março de 2011. Perceptível com uma máquina fotográfica, mas imperceptível à vista desarmada (foto de Marcoaliaslama)
A expressão “super lua” não nasceu da Astronomia, e parece ter sido criada pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Apesar do nome dramático, repito que nenhuma influência gravitacional ou de qualquer outra natureza é esperada.
Dia 23 de junho é um domingo e, mesmo que não se consiga perceber qualquer mudança na aparência da Lua, vale a pena dar uma olhada nela. Você estará vendo a Lua sabendo que ela está bem próxima do ponto de sua órbita em que mai se aproxima da Terra.
Fonte: http://astronomia.blog.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário