Visitas ao Blog do GAIA

terça-feira, 30 de abril de 2013

Por que o céu na Lua é escuro?

A luz que vem do Sol é branca, ou seja, é composta por todas as cores. A atmosfera é transparente e permite a passagem de todas estas cores até a superfície. No entanto, uma parcela da luz branca pode ser espalhada pelas moléculas que compõem o ar. Espalhamento é o processo em que a luz sofre um desvio na sua direção original quando encontra partículas pequenas. 
Na atmosfera terrestre estas partículas são principalmente as moléculas de nitrogênio (N2) e de oxigênio (O2). A eficiência do espalhamento depende do comprimento de onda da luz, isto é, de sua cor. As moléculas do ar espalham muito mais a luz azul do que as de outras cores.
A luz que chega até nós pode vir diretamente do Sol, e neste caso ela é branca, ou pode ser resultado do espalhamento na atmosfera, e aí só veremos a luz azul espalhada. Por isso vemos o céu azul. Se a luz espalhada fosse de outra cor veríamos o céu de outra cor. Isto acontece, por exemplo, em Marte, onde a atmosfera é composta principalmente por dióxido de carbono (CO2) que espalha também comprimentos de onda maiores o que dá ao céu uma cor mais esverdeada. Acontece também no nascer e no pôr do Sol. Nestes momentos a luz do Sol atravessa grandes extensões da atmosfera mais baixa onde se encontra grande quantidade de partículas de sal e de poeira que são mais eficientes no espalhamento de luz de comprimento de onda maior, tornando o céu avermelhado.


E na Lua? Na Lua não existe uma atmosfera que espalhe a luz. Assim quando olhamos para o céu não vemos nenhuma luz, exceto quando olhamos para uma estrela ou outros objetos luminosos. E quando não vemos nenhuma luz vemos preto. Por isso o céu na Lua é escuro.

Fonte: http://fisicanossa.blogspot.com.br/

6 comentários:

  1. Amigos eu não acredito que o céu é escuro olhando da lua só por que lá não tem atmosfera ou quase que nenhuma atmosfera. Isto pra mim é mentira. A luz do sol se propaga pelo espaço independente de que planeta estiverem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não acredita porque é burro pra caralho.

      Excluir
    2. Se a cor azul fosse por causa da atmosfera da terra, essa mesma cor azul deveria ser vista ao redor da terra quando visto da lua, nas " fotos da terra" tirada da lua não é notado a luz do sol iluminando as moléculas que compõem a nossa atmosfera.

      Excluir
  2. a cor azul é vista por causa da atmosfera terrestre...so isso..simples

    ResponderExcluir
  3. Não é essa a questão, se a lua não tem atmosfera, pq não dá pra ver o céu extremamente estrelado da lua? Deveríamos poder ver as estrelas pô

    ResponderExcluir
  4. Você fala algo da sua perspectiva sem base de explicação, mas a ciência está ai para te explicar isso, porém vc não acredita, paciência né, é o mesmo que explicar que 1+1 é 2, e você vim dizer que 1+1 é 11 porque une com 1....ai fica difícil rs

    ResponderExcluir