Visitas ao Blog do GAIA

quarta-feira, 6 de março de 2013

O que são as ilhas de calor?


As lhas de calor são fenômenos climáticos que ocorrem principalmente em áreas urbanas e suburbanas, nas quais o ar e a temperatura superficial costumam ser mais quentes do que nas regiões rurais próximas. A primeira documentação de calor urbano foi feita em 1918 por Luke Howard, que publicou um estudo sobre o clima de Londres e apontou um “excesso de calor artificial” nas cidades.

As ilhas de calor se formam porque muitos materiais de construção comuns são impermeáveis e feitos de estanque, retendo mais calor do sol e não deixando umidade disponível para dissipar o calor. Além disso, o calor antropogênico, ou produzido pelo homem, menores velocidades do vento e a poluição também são responsáveis por agravar este problema.

De acordo com a obra Ilhas de Calor, escrita por Lisa Gartland e traduzida por Silvia Helena Gonçalves, estes fenômenos apresentam cinco características comuns, confira:

1) Normalmente são mais quentes em áreas urbanizadas após o pôr-do-sol, quando comparadas a áreas rurais, e mais frescas após o amanhecer;

2) As temperaturas do ar são elevadas em conseqüência do aquecimento de superfícies urbanas graças a ausência de vegetação;

3) As diferenças na temperatura e no ar são realçadas quando o dia está calmo e claro;

4) Áreas com menos vegetação e mais desenvolvidas tendem a ser mais quentes e, quanto maior os crescimentos das cidades, mais quentes ficam.

5) Apresentam um ar mais quente na camada limite e criam colunas de ar mais quente sobre as cidades e inversões de temperatura.

Sua formação traz problemas para o meio ambiente e para a saúde dos habitantes das cidades. Lisa Garland cita os problemas respiratórios como os mais comuns e aponta a intensificação do fenômeno do aquecimento global e dos gastos excessivos de energia como alguns dos pontos prejudiciais destas ilhas.

Veja abaixo algumas soluções para tornar a temperatura térmica dos ambientes mais agradáveis:



Fonte da Informação: http://www.comunitexto.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário