Visitas ao Blog do GAIA

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O que são estrelas cadentes? e Meteoros? e Meteoritos? e cometas?


É muito comum vermos, em noites estreladas, as chamadas “estrelas cadentes”, assim como é comum lembrarmos, que ao vermos estes corpos cruzando os céus, temos que fazer um pedido. Mas, o que são estrelas cadentes? 

Estrelas cadentes não passam de um fenômeno luminoso que acontece na atmosfera terrestre ocasionada pelo atrito entre corpos sólidos vindos do espaço, os chamados meteoros.

Os meteoros são rochas espaciais que entram na atmosfera a uma velocidade de 250 000 km/h e se incandescem devido ao atrito. Isso ocorre a uma altura de aproximadamente 50km, da superfície da Terra, e dura apenas alguns segundos. Alguns desses corpos se desintegram e ionizar o ar dando origem a um rastro luminoso, como vimos nos noticiários há poucos dias atrás,  que pode ser visto na Rússia.

Imagem do meteoro se desintegrando nos céus da Rússia. Fonte da Imagem:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/post/9894/td_meteorito_russia.jpg

Chuva de meteoros é um evento em que um grupo de meteoros é observado irradiando de um único ponto no céu (radiante). Esses meteoros são causados pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas. Numa chuva de meteoros, esses detritos geralmente são resultado de interações de um cometa com a Terra, em que material do cometa é desprendido de sua órbita, ou quando a Terra cruza essa órbita. A maior parte dos meteoros são menores do que um grão de areia e por isso quase sempre se desintegram e não atingem a superfície do planeta. Chuvas intensas e incomuns de meteoros são também chamadas de surtos ou tempestades de meteoros, nas quais são vistos mais de mil meteoros por hora.

Chuva de meteoros. Fonte da imagem: http://info.abril.com.br/images/materias
/2012/12/chuva-meteoritos-20121212130253.jpg


Quando meteoros atingem a superfícies causando estragos em casas e automóveis, esses são chamados de meteoritos, e são de grande importância astronômica, pois ajudam os cientistas a entender a origem do Sistema Solar e a composição química dos corpos celestes e do planeta Terra quando foi formado, há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás.


Meteorito encontrado em propriedade rural de Varre-Sai, no estado do Rio de Janeiro
 em 2010. Wellinton Rangel/Divulgação. Fonte da imagem: http://www.estadao.com.br/noticias/
vidae,queda-de-meteorito-movimenta-a-cidade-de-varre-sai-(rj),584730,0.htm



Já o cometa é um corpo menor do sistema solar que quando se aproxima do Sol passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma, e em alguns casos apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário. Os núcleos cometários são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho de algumas centenas de metros até dezenas de quilômetros.

Cometa Halley. Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/
-UD1N3COp6Eo/T4G-yUlzusI/AAAAAAAAB-4/Z8JwYNJGU4U/s1600/halley.jpg

Em uma noite escura e sem nuvens, podemos observar, cerca de dez estrelas cadentes no intervalo de uma hora, algumas com um estrondo parecido ao de um trovão bem distante.

Fonte das informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/

Nenhum comentário:

Postar um comentário