Visitas ao Blog do GAIA

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Meteorito raro possui materiais mais antigos do Sistema Solar

Cientistas da Universidade da Califórnia em Davis, nos EUA, em colaboração com a agência espacial americana (Nasa) e com outras instituições, estudaram fragmentos de um meteorito caído em território americano em abril de 2012, que passou como uma bola de fogo pelo céu sobre a Califórnia e Nevada.

Por meio de análises geoquímicas, os pesquisadores descobriram que o objeto possui alguns dos materiais mais antigos do Sistema Solar, os mesmos que ajudaram a formar os planetas vizinhos da Terra e nosso próprio mundo.

Cientistas apelidadam de 'Darth Vader' o pedaço de meteorito coletado (Foto: Divulgação/Universidade da Califórnia em Davis)

Pertencente à classe dos condritos carbonáceos, o meteorito primitivo foi formado há cerca de 4,5 bilhões de anos e soltou-se de um corpo celeste maior, provavelmente um asteróide ou um cometa na órbita de Júpiter, há cerca de 50 mil anos, segundo os cientistas. Além dos materiais pré-Sistema Solar, o meteorito é formado de poeira cósmica.

Segundo os cientistas, o objeto se fragmentou ao cair na Terra e é um dos mais raros já encontrados.
O meteorito de Sutter Mill entrou na atmosfera do planeta a uma velocidade de 28,6 km por segundo - segundo a pesquisa, trata-se do "mais rápido e mais energético" objeto a cair na Terra desde 2008, quando um asteróide atingiu o Sudão, na África.


Complexo

Chamado de meteorito de Sutter Mill, em referência ao local onde foram encontrados seus pedaços, o objeto possui uma estrutura química complexa e diversificada, que indica que a superfície dos asteróides e cometas que dão origem aos condritos é mais complicada do que se imaginava.

Para localizar os fragmentos, os cientistas consultaram imagens de radar, fotos e vídeos da passagem do meteorito, além do relato de testemunhas. Vários pedaços foram encontrados instantes antes de tempestades, que poderiam fazer os objetos se perderem para sempre.

O objeto perdeu a maior parte dos 45,3 mil kg que possuía ao entrar na atmosfera do planeta e explor, segundo o estudo. Os cientistas conseguiram coletar apenas cerca de um kg, com os fragmentos.

Fragmento de meteorito de Sutter Mill, do tipo condrito carbonáceo (Foto: Divulgação/Universidade da Califórnia em Davis)Fragmento de meteorito de Sutter Mill, do tipo condrito carbonáceo (Foto: Divulgação/Universidade da Califórnia em Davis)




Fonte: 
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/

Radar-Enabled Recovery of the Sutter’s Mill Meteorite, a Carbonaceous Chondrite Regolith Breccia - http://www.sciencemag.org/content/338/6114/1583.abstract?sid=a9754841-bb4a-44fb-b799-4289ca9942dd


Nenhum comentário:

Postar um comentário