Visitas ao Blog do GAIA

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Existe água em Marte?


Quando os cientistas compararam as imagens tridimensionais de alta resolução de Marte de 2005 às fotos tiradas em 1999, notaram algo incomum: vários veios de depósitos brilhantes se formaram em sulcos durante os anos intermediários. Como inundações repentinas e violentas podem provocar erosões no solo e deixar para trás sedimentos na Terra, alguns observadores acreditaram que finalmente tinham fortes evidências da existência de água líquida e, conseqüentemente, da possibilidade de vida, em Marte.

Imagem cedida pela NASA/JPL/
Universidade do Arizona
A câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) 
da Mars Reconnaissance Orbiter obteve fotos de canais em Marte

Como a vida - mesmo a variedade mais simples - depende de água líquida, os cientistas supõem que ela também seria necessária para os organismos extraterrestres. Marte é repleto de água, mas boa parte congelada ou sob a forma de vapor. O gelo cobre os pólos do planeta e também pode rodear áreas próximas ao equador segundo informações do The New York Times.  Placas de gelo se estendem sobre dunas em crateras. Marte também apresenta sinais de ter tido água líquida no passado. Estudos de crateras, como a Holden, mostram padrões de erosão que sugerem uma chuva marciana antiga.

Há apenas uma década, cientistas consideravam que o planeta não tinha tido água líquida durante vários bilhões de anos. A atmosfera e a temperatura de Marte tornam a idéia de água líquida (ou de simplesmente água tal como conhecemos) praticamente impossível. O planeta é extremamente seco e sua distância do Sol mantém sua temperatura entre 5,5 e -86,6ºC.

Entretanto, a água líquida em Marte não seria necessariamente a mesma água líquida que existe na Terra. Se a água fosse altamente ácida, por exemplo, ela teria um ponto de congelamento menor e poderia manter seu estado líquido no clima frio, segundo a National Geographic. 

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário