Visitas ao Blog do GAIA

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Projeto científico com cristais assustadores para crianças



Quando você começar a trabalhar com esse projeto, tenha cuidado. Você pode se sentir como um cientista maluco assim que chegar nos resultados!
Faça alguns cristais assustadores

Faça alguns cristais assustadores

Você vai precisar de:

Panela
Água
Copo e colher de medidas
Sulfato de magnésio (sal amargo ou sal de Epsom)
Colher
Corante alimentar verde
Tampinhas de garrafa de metal
Fôrma redonda de torta
Pedaços de 5 cm de barbante
Moedas de 10 centavos

Passo 1: 
peça a ajuda de um adulto para aquecer meia xícara de água na panela em fogo médio. Pegue meia xícara de sulfato de magnésio e vá adicionando a colheradas na água quente, até que ele não dissolva mais. Desligue o fogo.

Passo 2: adicione 2 gotas do corante alimentício verde e mexa. Deixe a mistura esfriar por 20 minutos ou mais.

Passo 3: coloque as tampinhas de garrafa na forma de torta. Com cuidado, despeje a mistura morna nas tampinhas até a borda delas. 

Passo 4: coloque os pedaços de barbante dentro das tampinhas. Use as moedas para impedir que o barbante flutue e segure-o no fundo.

Passo 5: coloque a forma em algum lugar onde a água evapore rapidamente. Lugares quentes e com uma boa corrente de vento aumentam a evaporação.

Passo 6: observe as tampinhas por algumas semanas para ver a formação dos cristais. Se formarem uma crosta na superfície da água, use um lápis para fazer um pequeno buraco.

O que aconteceu? O sulfato de magnésio dissolve na água. Esquentar a água faz com que mais sal se dissolva nela. Quando você faz isso, cria o que os químicos chamam de solução supersaturada.

Depois que você despeja a água nas tampinhas, ela começa a esfriar. Agora a água não consegue prender tanto sal, e os cristais começam a se formar. Enquanto a água evapora, os cristais continuam a crescer.

Examine bem e compare alguns grãos de sal comum com o sulfato de magnésio. Você pode ver que os cristais têm formas diferentes. Quando cristais grandes crescem, eles são feitos das mesmas formas repetidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário