Visitas ao Blog do GAIA

sábado, 22 de dezembro de 2012

Duas latas e um barbante fazem um "telefone"?




A velha técnica de "duas latas e um barbante" (ou, ainda melhor, "dois copos de papel e um barbante") realmente funciona. A chave é certificar-se de que o barbante esteja esticado entre os dois copos, e isto normalmente significa que a distância é limitada e as duas pessoas devem estar conectadas entre si por meio de uma linha esticada. Mas, se o barbante estiver esticado, ele funciona. Essa também é uma ótima maneira de compreender como os telefones e o rádio funcionam.

Para fazer um "telefone", pegue dois copos de papel e faça um pequeno orifício no centro da parte inferior de cada um deles com uma agulha de costura ou similar. Pegue um pedaço de fio (com mais ou menos 30 metros) sem elástico ou de linha de pipa e amarre cada extremidade passando por cada orifício. Dê um nó ou passe uma fita adesiva para que ele não saia pelo orifício quando o fio for esticado. Agora, pegue um dos copos e peça outra pessoa pegar o outro. Então se separem até que o fio esteja esticado. Se um dos dois falar no copo enquanto o outro ouvir, a segunda pessoa deve poder ouvir o que a primeira pessoa diz.

Agora o porquê disso funcionar. Quando uma pessoa fala em seu copo, a parte inferior do copo vibra para a frente e para trás com as ondas sonoras. Imagine a parte inferior do copo se movendo para frente e para trás muito rapidamente (mil vezes por segundo ou mais) com as ondas sonoras da voz de quem fala. As vibrações viajam pelo barbante quando ele é puxado para a frente e para trás. Portanto, a parte inferior do segundo copo deve começar a vibrar para frente e para trás assim como a parte inferior do primeiro copo, produzindo as ondas sonoras. A segunda pessoa pode ouvir as ondas sonoras e, portanto, pode ouvir o que a primeira pessoa diz.

Isto não é tão diferente do funcionamento de um telefone, exceto pelo fato de que a corrente elétrica substitui o barbante. Em um telefone antigo, a pessoa que fala vibra um diafragma de metal. As vibrações do diafragma comprimem e descomprimem os grânulos de carbono rapidamente, mudando sua resistência. Uma corrente que passa pelos grânulos é fortalecida ou enfraquecida pela resistência variável. Por outro lado, a corrente rapidamente variável percorre um alto-falante e faz com que seu diafragma vibre para frente e para trás, para que o interlocutor ouça a primeira pessoa falando.

Em um rádio, a corrente variável a partir do microfone é utilizada para modular um transmissor de rádio. As modulações são enviadas por meio do ar para um receptor de rádio que as transforma nas vibrações de um alto-falante e a outra pessoa ouve a primeira pessoa falando.

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br

Um comentário:

  1. Carrissimo(a) amigo eu queria saber se dar para substituir a lata por um rolinho de papel higiênico com uma aba do mesmo fechada

    ResponderExcluir