Visitas ao Blog do GAIA

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Alfred Wegener e a Deriva Continental


"Toda verdade passa por três estágios. No primeiro, é ridicularizada. Em segundo lugar, é rejeitada com violência. No terceiro, é aceita como evidente por si própria."

Essa frase do filósofo alemão Arthur Schopenhauer, parece especialmente verdadeira no ambiente científico. Exemplo dessa realidade é constatada no entendimento das placas tectônicas. A idéia de que a superfície da Terra está em constante mudança de seus continentes e oceanos sobre  uma camada de rocha derretida está tão bem estabelecida que é difícil para a maioria das pessoas a imaginar o contrário. Mas, há 100 anos atrás, quando Alfred Wegener, meteorologista alemão de 31 anos, apresentou esta idéia `a Associação Geológica alemã, em Frankfurt, ele foi ridicularizado. Levaria décadas e o trabalho de muitos outros cientistas  para certificar que as placas tectônicas são tão reais quanto a Lei da Gravidade e a Teoria da Evolução.



Wegener durante expedição a Groenlandia  em 1930 (Alfred Wegener Institute).

Wegener não teve esta ideia do nada.... A maioria das pessoas que observam  um mapa do mundo fica impressionado pela forma como claramente  a costa leste da América do Sul parece se encaixar na costa oeste da África Ocidental. Há mais do que isso. Nos registros fósseis, as espécies encontradas em lugares como a Província da Nova Escócia (Canadá) são muitas vezes idênticas aquelas encontradas na Europa, mas radicalmente diferentes das encontradas apenas algumas centenas de quilômetros do interior da América do Norte.  
Padrões similares de outros tipos de fósseis são observadas em toda a Índia, América do Sul, África, Austrália e Antártida, que faziam parte uma vez de um supercontinente chamado Gondwana


Mapa mostrando as áreas continentais em verde-amarelo e oceanos em azul com detalhe para
as cordilheiras oceânicas em cinza escuro.























A teoria da deriva continental de Alfred Wegener foi de extrema relevância para que a comunidade científica chegasse `a uma das teorias mais importantes do século XX: a teoria da Tectônica de Placas. A importância atual das placas tectônicas é indiscutível e tem sido fundamental para explicar a formação de grandes cadeias de montanhas e atividade sísmica, além de ser uma ferramenta central para a reconstrução biogeográfica histórica ao longo do tempo geológico e compreender a distribuição atual dos seres vivos.


Fontes:
2001-2010: Winge,M. et. al. 2001. Glossário Geológico Ilustrado. Publicado na Internet: http://www.unb.br/ig/glossario/ e disponível em  14 de setembro de 2012 .



Mais informações:



LAVINA, Ernesto Luiz. Alfred Wegener e a revolução Copernicana da geologia. Rev. bras. geociênc.,  São Paulo,  v. 40,  n. 2, jun.  2010 .   Disponível em <http://ppegeo.igc.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0375-75362010000200012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  14  set.  2012.




2 comentários:

  1. Dani e equipe GAIA, parabéns por mais uma postagem esclarecedora! Um grande abraço em todos e todas! Marcinho Lima/São João del-Rei.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani, sou seu aluno em Fisiologia da Terra, adoro essa área da geografia e é o que eu quero! Adorei a página que se refere a Sistema Solar sou fã dessa matéria, sempre procuro notícias, vídeos e artigos sobre astronomia, parabéns, ficou show.

    ResponderExcluir