Visitas ao Blog do GAIA

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Viernes (sexta feira): Dia de Vênus

Vista global da superfície de Vênus, através de radar, pela sonda Magalhães. A cor simulada serve para evidenciar estruturas de pequena escala.
Crédito: NASA; projeto Magalhães

Vênus (Grécia: Afrodite) é a deusa do amor e da beleza. O planeta tem este nome provavelmente porque é o mais brilhante dos planetas conhecidos na Antiguidade.
Vênus é conhecido desde tempos pré-históricos. É o objeto natural mais brilhante do céu, além do Sol e da Lua.
A primeira sonda a visitar Vênus foi a Mariner 2, em 1962. Foi subsequentemente visitada por muitas outras (mais de 20 até agora), incluindo as famosas Pioneer Venus, a soviética Venera 7, a primeira sonda a aterrar noutro planeta e a Venera 9, que enviou as primeiras fotografias da superfície de Vênus. Mais recentemente, a sonda americana Magalhães produziu mapas detalhados da superfície de Vénus utilizando radar e atualmente a sonda Venus Express orbita o planeta.




Mapa com legenda das características da superfície de Vênus. Embora seja similar em tamanho e massa à Terra, Vênus tem um clima muito diferente do nosso planeta. 
Crédito: NASA; projecto Magalhães; Enciclopédia do Espaço e do Universo, DK Multimedia.




Voce pode ler as informações que o GAIA possui em sua página do Observatório do Sistema Solar: http://gaiaufvjm.blogspot.com.br/p/observatorio-do-sistema-solar_12.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário