Visitas ao Blog do GAIA

terça-feira, 5 de junho de 2012

Trânsito de Vênus em 05/06 de junho


Em 5/6 de junho de 2012 o planeta Vênus ficará alinhado com o Sol de forma tal que o eclipsará. Como o tamanho de Vênus visto da Terra é muito pequeno (aproximadamente 30 vezes menor), comparado ao disco solar, será uma mudança ínfima a olho nu, a diminuição do brilho solar será menor que 0,1%.

Eclipses como o que está acontencendo hoje e amanhã, são chamados de trânsitos. O fenômeno durará aproximadamente 7 horas. Nem todo mundo poderá vê-lo, em alguns casos por causa do horário e em outros porque o alinhamento não será o adequado. Infelizmente na maior parte do Brasil não será possível ver o trânsito. O motivo é que na maior parte do país o Sol estará abaixo do horizonte quando o trânsito começar.Cruzeiro do Sul, no Acre, é a cidade que mais será favorecida. No dia 5 de junho o Sol se põe às 18h40 pelo horário local, ou as 22h40 UTC. Como o trânsito começa as 22h09 UTC, os observadores daquela cidade poderão ver o evento durante cerca de 31 minutos.





Os trânsitos de Vênus são bem conhecidos e têm um período variável embora previsível: a um intervalo de 8 anos segue-se outro de 121,5 anos, posteriormente acontece um trânsito 8 anos mais tarde para voltar a acontecer 105,5 anos depois. Ou seja que o próximo trânsito de Vênus será em 11 de dezembro de 2117.

Para Mais Informações:

Site da NASA

National Aeronautics and Space Administration Goddard Space Flight Center

2012 Transit of Venus Sun-Earth day: Shadows of the Sun 5-6-2012

site do trânsito de Vênus



Lista de sites e mais informações


2 comentários:

  1. Amigos Dani, Marcelino e queridos ex-alunos: o virtual aproxima. Acompanho aqui no ciberespaço o sucesso do projeto de vocês. Tenho orgulho de dizer a todos que estive com vocês.

    Noto o quanto as sementes acadêmicas estão germinando e vocês são a prova viva disso. Parabéns pela iniciativa vitoriosa e por não deixarem-se abater pelas adversidades. Sinto muita falta de todos vocês.

    Em Julho, pelo que me parece, estarei ai novamente para mais uma formatura. Não abro mão de revê-los e visitar o projeto.

    Muita Luz a todos vocês, com um carinho muito especial,

    marcinho lima
    http:\\cibereducacao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. OlMarcinho,
    obrigada pelo apoio sempre. Podemos dizer que voce foi uma das pessoas responsáveis pela iniciativa do Blog....
    Nossa casa esta aberta para o pouso da próxima visita!
    Grande abraço nosso,
    Dani e MArcelino

    ResponderExcluir