Visitas ao Blog do GAIA

domingo, 22 de abril de 2012

Estrelas cadentes podem ser vistas até o dia 26 de Abril


Uma chuva de meteoros poderá ser vista entre os dias de 16 a 26 de Abril a partir da meia noite até o amanhecer na constelação de Lira (daí o nome da chuva de meteoros). Neste ano de 2012, as condições para a observação da chuva de meteoros serão favoráveis, pois a Lua está em Fase Minguante, passando para Lua Nova, e nascendo a cada dia mais tarde no céu.

Como bolas incandescentes, elas passam pelo céu, deixando rastros luminosos. Os bólidos maiores podem ser vistos inclusive de dia.

Para observar uma chuva de meteoros, não é necessário o uso de qualquer instrumento astronômico como lunetas, telescópios ou binóculos, basta um ambiente bem escuro, de preferência. Assim, procure um local escuro, se possível livre da poluição luminosa dos grandes centros; caso não seja possível, um quintal escuro onde pode-se observar o horizonte Norte livre. Fique pelo menos 30 min na escuridão antes do início da chuva de meteoros pois deste modo, sua pupila dilatará e você poderá detectar meteoros de brilho mais tênue.

A origem dos Lirídeos é a poeira cósmica que ficou da cauda do cometa Thatcher, que a Terra atravessa em abril de cada ano. O próprio cometa passou perto da Terra em 1861, e passará novamente, podendo ser visto em 415 anos. As partículas da cauda do cometa queimam, entrando na atmosfera terrestre, e é assim que aparecem as “estrelas cadentes”. O grupo dos Lirídeos é imprevisível.


A estrela cadente pode ser vista no centro da imagem como um rastro luminoso atravessando a atmosfera da Terra(Nasa / Ron Garan




Um comentário:

  1. Foi lindo...Eu pode presenciar um pouco desse fenomeno, entrou um meteorito que logo ao encandecer se repartiu em três.

    ResponderExcluir