Visitas ao Blog do GAIA

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Relógio Solar de Garrafa Pet



Como você sabe, o Sol é a estrela da qual depende toda a vida na Terra e ele, felizmente, tem um comportamento extremamente regular em sua aparente trajetória diária no céu. Usaremos esta regularidade para construirmos um relógio de sol. Vamos orientá-lo para que construa um relógio, cujas horas serão lidas pela sombra de um barbante esticado dentro de uma garrafa PET ao redor da qual estão marcadas as horas.

Teoria: Você sabe que aparentemente o Sol gira ao redor da Terra e que gasta 24 horas para dar uma volta completa. Num círculo temos 360 graus, logo, dividindo 360 graus por 24 horas obtemos 15 graus para cada hora. Ou seja, o Sol “gira” 15 graus em cada hora ao redor da Terra. Nosso relógio será bem simples, pois terá só um ponteiro (o barbante dentro da garrafa) e somente as linhas das horas inteiras, ou seja, ele não vai marcar minutos e segundos.


Obs : Você pode imprimir o transferidor por esse link.


Materiais Necessários

1- Garrafa Pet com tampa
1- Tesoura
1- Rolo de fita Adesiva
1- Tubo de cola
1- vela
1- Caixa de fósforo
1- Prego
1- Alicate
1- pedaço de papelão
1- transferidor
1- Lápis
1- Caneta Hidrocor
1- Borracha
1- Folha de papel ofício
1 - Rolo de barbante





Garrafa Pet com tampa, Vela, Tesoura, Durex, Alicate, Cola, Fósforo, Prego, Papelão, Folha do transferidor, Lápis, Caneta Hidrocor, Borracha, Folha de papel ofício, Barbante e Régua.



Para medir o perímetro da garrafa, coloque um pedaço de barbante
ao redor da garrafa (na parte cilíndrica,fora de curvas) e depois meça o comprimento do barbante, em milímetros.






Medindo o perímetro da garrafa usando um barbante.




Divida o perímetro da garrafa(deve está em milímetros ) por 24 (porque o dia tem 24 horas ). Numa folha de papel, trace 13 linhas paralelas, separadas pela distância do resultado dessa divisão. O comprimento pode ser de 10 ou mais centímetros, não importa. Sobre cada reta, escreva as horas de 18 horas (à esquerda ) até as 6 horas (à direita ). Como mostra a figura.






Mostrador das horas.






ixe o mostrador das horas com pequenos pedaços de fita adesiva sobre a parede da garrafa, de forma que as linhas fiquem ao longo do comprimento da garrafa.



Foto da garrafa com o mostrador das horas.




Aqueça um prego numa vela e encoste-o no fundo da garrafa e depois na tampinha.



Furando o fundo da garrafa com um prego aquecido por uma vela.



Passe o barbante pelo furo do fundo da garrafa e da tampinha . Dê vários nós na ponta do fio que está no fundo da garrafa , para que possamos esticar o barbante dentro da Pet . Amarre a outra ponta na tampinha de forma que o barbante fique esticado dentro da garrafa .



Passando o barbante pelo fundo da garrafa e pela tampinha.



Nesta foto note que o barbante está esticado dentro da garrafa.


Descubra a Latitude da sua cidade (dica : www.aondefica.com/lat_3_.asp ou www.apolo11.com/latlon.php ). Estamos no Rio de Janeiro, a latitude daqui é 22° 54''. Depois, recorte do transferidor, um triângulo que tenha a abertura exata da Latitude da sua cidade (começando pelo zero, claro ) e cole-o sobre um pedaço de papelão. Depois, recorte o papelão do tamanho do transferidor recortado.




Nesta foto o transferidor está colado no pedaço de papelão.



Foto do papelão já recortado.


Recorte um retângulo de papelão com largura e comprimento silimar ao da própria Pet que está usando. Faça um traço no centro do papelão ao longo do seu comprimento, de ambos os lados dele. Cuidadosamente cole o centro deste papelão sobre o primeiro, o papelão do transferidor . Como mostra as figuras abaixo.



O retângulo de papelão e o transferidor, eles vão ser a base do relógio solar.



Base do Relógio Solar.




O Relógio Solar pronto!



Relógio Solar.


Para que o rélogio solar funcione é preciso que o dia esteja ensolarado e que o barbante que está dentro da garrafa fique sobre a linha NORTE-SUL. Além disso é necessário que a parte mais alta do relógio solar fique apontando para o Sul, se ele for usado neste hemisfério, ou para o Norte se usado naquele hemisfério.

Para determinar a direção Norte-Sul veja a atividade "Determinando os Pontos Cardeais".




Veja que o relógio solar está direcionado para o sul, porque estamos no hemisfério sul.



Fonte da Informação: http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=264#top












Nenhum comentário:

Postar um comentário