O Brasil é formado por muitos brasis. Já foi Pindorama, português e também espanhol, francês e holandês. Essa pluralidade característica da nossa história é o tema do segundo episódio da série Brasil no Olhar dos Viajantes, que estreia no dia 29 de junho na TV Senado. A série inédita apresenta os relatos de estrangeiros que estiveram no Brasil desde o descobrimento e mostra sua influência na construção da nossa imagem perante o mundo e entre os próprios brasileiros.
Se no primeiro episódio o espectador pôde conhecer o Brasil visto pelos viajantes do século XVI como o paraíso nos trópicos, de natureza exuberante e habitantes selvagens, no segundo episódio irá se deparar com um Brasil colonizado, fonte inesgotável de ouro e riquezas naturais. O Brasil que conhecemos, da “terra boa e gostosa”, das “fontes murmurantes” e do “formoso céu” também já foi descrito como o país dos avarentos, corrompidos, ociosos, ciumentos, indolentes e luxuriosos. Franceses e holandeses, em suas tentativas de colonização do território brasileiro, bem como os ingleses e alguns aventureiros que estiveram por aqui, registraram sua passagem e, entre descrições técnicas, próprias dos relatos de viagem, deixaram também impressões e queixas a respeito daqueles que habitavam e dominavam parte do Novo Mundo.
As narrativas produzidas por esses viajantes e as imagens que traziam sobre o Brasil circulavam por toda a Europa, apresentando ao mundo letrado um lugar desconhecido, distante e exótico. Boa parte desse acervo servirá como referência para os nossos intelectuais que, séculos depois, teriam a missão de resgatar o passado e construir uma nacionalidade brasileira.
As curiosidades e os fatos desse importante período da história do Brasil são apresentados no segundo episódio da série, que reúne documentos da época, imagens raras e depoimentos de pesquisadores que se dedicaram a investigar a relação entre a literatura de viagem e a consolidação da nossa identidade.
Chamada 1 – http://www.youtube.com/watch?v=RkA9Zh3AfvU
Chamada 2 - http://www.youtube.com/watch?v=kHRSwSjLoPM
Brasil no Olhar dos Viajantes, 2013
Estreia: dia 29 de junho, às 21h30
Direção: João Carlos Fontoura
Duração (episódio): 60min
Reprises: Junho: sábado, 29/06 – 21h30 / Domingo, 30/06 – 12h30
Julho: Sábado, 06/07 – 14h30 /Domingo, 07/07 – 20h30 / Sábado, 13/07 – 4h00 Domingo, 14/07 – 15h30
Canais: 07 NET, 118 SKY, 183 TVA, 903 Oi e 121 Via Embratel.
Em operação: Brasília Canal 51 UHF (Geradora da Rede) e 50.1 digital UHF; Gama (DF) Canal 36 UHF; São Paulo (SP) Canal 61.3 digital UHF; Salvador (BA) Canal 53 UHF; João Pessoa (PB) Canal 40 UHF; Recife (PE) Canal 55 UHF; Manaus (AM) Canal 57 UHF; Natal (RN) Canal 52 UHF; Macau (RN) TV Litorânea - canal 22- emissora de TV afiliada a TV Senado; Cuiabá (MT) Canal 55 UHF; Fortaleza (CE) Canal 43 UHF; Rio Branco (AC) Canal16 UHF; Rio de Janeiro (RJ) Canal 49 UHF (Zona Oeste).
Sinopse: Documentário investiga os relatos dos estrangeiros que estiveram no Brasil entre os séculos XVII e XVIII e mostra como eles contribuíram para consolidar a imagem do Brasil no exterior e entre os próprios brasileiros.
Entrevistados: Jean Marcel de Carvalho, Evaldo Cabral de Melo, Ronaldo Vainfas, Carmem Lícia Palazzo, Sheila Hue, Pedro Alvim, Paulo Knauss, Pedro Côrrea do Lago
Filmografia: João Carlos Fontoura é jornalista, produziu e dirigiu vários documentários pela TV Senado, entre eles: Caminho da Luz (2005), um diário de viagem sobre a subida ao Pico da Bandeira em Minas Gerais; Machado de Assis - A Crônica e a História (2006), que apresenta as crônicas do escritor na segunda metade do século XIX; A Constituição da Cidadania (2008), um documentário sobre a Assembleia Nacional Constituinte; De Batutas e Batucadas (2009), que resgata um importante trabalho do compositor Heitor Villa-Lobos; Nabuco.doc (2010), documentário sobre a vida e a obra de Joaquim Nabuco; e a série Brasil no Olhar dos Viajantes (2012), um documentário inédito a respeito dos relatos de estrangeiros sobre o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário