Veja algumas dicas:
Incentive as crianças a utilizarem os sentidos, descrevendo os objetos, pessoas e o ambiente em que estão através de sons, texturas, cheiros, cores, formas, tamanhos e gosto, quando possível.
Desta forma, elas desenvolvem a habilidade de observação e também o vocabulário;
Desta forma, elas desenvolvem a habilidade de observação e também o vocabulário;
Faça perguntas como “o que ele está fazendo?”, “o que você acha que vai acontecer?”, “o que mudou?”, “como são estas coisas mesmo?”, “como eles são diferentes?”. Essas perguntas “abertas” instigam a criança a desenvolver respostas mais elaboradas;
Ajude-as a manter um registro da evolução feita. Tirar fotos ou pedir que desenhem o “antes e depois” para colar em um caderno especial (pode ser um caderno velho, encadernado, bem no estilo que um “verdadeiro cientista” usaria).
Anote as descrições e observações para as crianças mais jovens ou vídeo deles falando sobre o projeto. Incentive as crianças mais velhas a gravarem seus próprios pensamentos;
Anote as descrições e observações para as crianças mais jovens ou vídeo deles falando sobre o projeto. Incentive as crianças mais velhas a gravarem seus próprios pensamentos;
Usem roupas velhas. As crianças aprendem fazendo – e se sujando.
Confira algumas experiências simples para incentivar a criança a ouvir o mundo ao seu redor.Catálogo de somTape os olhos da criança e peça para ela descrever cada som que ouvir.
Anote tudo.
Na sequência, peça que ela desenhe ou encontre imagens dos objetos ou animais que ela acha que foram responsáveis pelo som. Cole tudo no caderno especial de ciência.
Pergunte: “Quais sons eram mais altos?”, “Quais foram feitos por seres vivos”?, etc. Depois sente com ela e veja quais foram seus acertos, o que ela confundiu, e explique tudo.
Você vai precisar de dois pedaços de corda e um cabide. Coloque um pedaço de corda em cada ponta da parte inferior do cabide, e faça com que a criança segure um pedaço em cada mão e bata levemente o cabide contra objetos feitos de materiais diferentes, como um balanço de metal e um tronco de árvore ou poste de madeira. Pergunte: “Quais objetos fazem sons mais altos?”, “O que você sente quando segura a corda?”, “Quais objetos causam vibrações mais fortes?”, etc. As crianças mais velhas podem tentar envolver a corda ao redor dos dedos e colocá-las nos ouvidos quando tocar no cabide contra objetos diferentes (Atenção: não pressione os dedos muito forte).
Ciência da terra
Estas experiências são divertidas e bagunçadas, e as crianças aprendem sobre as propriedades de substâncias diferentes, como do que é feita a terra.
Solos
Você vai precisar de:
- Pá de brinquedo ou colher velha
- Sacos plásticos e etiquetas
- Tigelas de plástico velhas
- Bandeja
- Folha de papel branco e metade de uma folha de papel preto
- Opcional: Lupa
Em sua próxima caminhada com o seu filho, levem a pá de brinquedo e vários sacos de plástico. Ajude-o a recolher a terra de vários lugares ao redor do bairro. Bons lugares para tentar são: seu jardim ou quintal, lodo de perto de uma lagoa ou riacho, uma área de areia, como uma praia ou uma caixa de areia. Certifique-se de recolher um pouco de terra ao redor da base de uma árvore. Você pode também incluir um pouco de terra comprada em lojas para jardinagem.
Coloque cada amostra em um saco plástico separado. Peça para seu filho desenhar um símbolo simples em cada etiqueta para identificar e lembrá-los de onde coletaram a terra. Por exemplo, uma flor para a terra do jardim ou uma linha ondulada para o riacho. Cole a etiqueta no saco plástico. Agora vocês estão mantendo registros como um verdadeiro cientista!
Em casa, coloquem cada amostra de terra em uma tigela. Peça à criança para descrever todas as diferenças que ela pode encontrar entre a terra de lugares diferentes. Coloque papéis na bandeja. Coloque uma colher pequena de terra de cada área contra os fundos brancos e pretos e procure mais diferenças. Use uma lupa para um olhar mais atento.
Faça perguntas, tais como: “Que tipo de terra que você acha que é melhor para as plantas crescerem?, “Como é a terra sob a árvore, o mesmo que o solo de vasos?”, “Como a terra do jardim é diferente da encontrada na areia?”. Por fim, visite uma biblioteca e confira um livro sobre o solo ou rochas.
Fazer tijolos de barro
Você vai precisar de:
- As amostras de terra da atividade anterior
- Bandeja plástica do cubo de gelo
- Jarra de plástico para água
- Tigelas de plástico velhas e colheres
Permita que seu filho misture cada amostra de terra com água para fazer lama. Encoraje-o a comparar as diferenças de textura, cor e outras alterações que a adição de água faz em cada amostra.
Ensine-o a preencher as bandejas de cubos de gelo com lama. Deixe a bandeja em um local ensolarado por um dia ou mais. Em seguida, mostre a ele como tirar a lama seca da bandeja. Faça perguntas como: “Que tipo de lama fez os melhores tijolos?”, “O que não funcionou tão bem?”, “O que você acha que aconteceria se você construísse uma casa de tijolos de barro e chovesse?, etc. Ajude seu filho a encontrar fotos de casas construídas com barro e outros materiais naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário