Visitas ao Blog do GAIA

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Como se formou a Cordilheira Himalaiana?







A Cordilheira do Himalaia é a mais alta cadeia de montanhas do mundo, abrange cinco países: Índia, China (que inclui o Tibete), Butão, Nepal e Paquistão. É famosa por conter a montanha mais alta da Terra, o Monte Everest .
O Himalaia está entre as formações mais jovens do planeta. Sua origem é resultado de uma colisão continental, que pode ser compreendida através da moderna teoria da Tectônica de Placas. É formada por um dobramento recente, isto é, do encontro de duas Placas Tectônicas. A colisão iniciou-se a cerca de 70 milhões de anos, quando a placa Indo-australiana se moveu rumo ao Norte e colidiu com a placa da Eurásia. Neste movimento de colisão, as placas apresentam densidades semelhantes, originando os enrugamentos que formam uma cadeia montanhosa.
Atualmente, estas placas ainda se empurram, provocando a elevação dos Himalaias à velocidade de 1 a 2 cm por ano.

Texto de : Cleuma Celeste Moura, UFVJM

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O que é o campo magnético da Terra?


O campo magnético terrestre assemelha-se a um dipolo  magnético com seus polos próximos aos polos geográficos da terra. Uma linha imaginária traçada entre os polos sul e norte magnéticos apresenta uma inclinação de aproximadamente 11,3º relativa ao eixo de rotação da Terra. A teoria do dínamo é a mais aceita para explicar  a origem do campo. Um campo magnético, genericamente, se estende infinitamente. Um campo magnético vai se tornando mais fraco com o aumento da distância da sua fonte. Como o efeito do campo magnético terrestre se estende por várias dezenas de milhares de quilômetros, no espaço ele é chamado de magnetosfera da Terra. 

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/03/campo-magnetico-terra.jpg       

http://sec.gsfc.nasa.gov/popscise.jpg

O campo é semelhante ao de um ímã de barra, mas essa semelhança é superficial.
localização dos polos não é estática, chegando a oscilar vários quilômetros por ano. Os dois polos oscilam independentemente um do outro e não estão em posição diretamente opostas no globo. Atualmente o polo sul magnético distancia-se mais do polo norte geográfico que o polo norte magnético do polo sul geográfico.


Texto de Paulo Henrique M.S.; Fisiologia da Terra, UFVJM

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O que são as Montanhas Rochosas?

As Montanhas Rochosas constituem uma  cadeia de montanhas que se estende do Canadá até a área central do estado norte-americano do Novo México. São formas de relevo da superfície da Terra que, normalmente, se elevam para um topo estreito em forma de cume, originando escarpas. 

São vastas elevações e depressões. Podem apresentar-se segundo extensos alinhamentos de relevo , ou sob a forma de Montanhas Isoladas, estas normalmente associadas a fenómenos vulcânico As "Rockies" (como são carinhosamente chamadas pelos norte-americanos) estendem-se por mais de 4830 km desde o extremo norte da província da Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, até o estado do Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. 

O pico mais alto desta cadeia montanhosa é o Monte Elbert, que se localiza no estado do Colorado, a 4.401 m acima do nível do mar. Apesar de formar uma cadeia contínua de montanhas, a topografia revela na verdade uma série descontínua de serras com as mais distintas origens geológicas.


Fonte da Imagem: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/09/montanhas-rochosas.jpg


Fonte da Imagem: http://www.portaleducarbrasil.com.br/UserFiles/P0001%5CFile%5CAnexo%201%20-%20Montanhas%20Rochosas.png

Texto de Camila Dayane Paulino, aluna de Fisiologia da Terra, BHu, UFVJM.

Islândia - Um país em uma ilha vulcânica



Hoje falaremos um pouco da Islândia, um país em uma ilha,  localizado no norte do Oceano Atlântico onde duas placas tectônicas se afastam uma da outra.  Entre essas placas há a erupção de lava que em contato com as águas do oceano se transforma em  rocha  e que preenche o espaço entre as placas.

A ilha é constituída pelas erupções vulcânicas.  Há diversos vulcões subterrâneos na Islândia; entre os vulcões destaca- se o HEKLA, que esteve em atividade em 2000.

A Islândia é a segunda ilha  do mundo em atividade vulcânica,  só perde para o Hawaí.

Mas existe o lado positivo de viver nesse país: segundo as autoridades nacionais de energia da Islândia um quarto da eletricidade usada no país provem de usinas geotérmicas. Outra vantagem é a beleza da paisagem que atrai visitantes do mundo inteiro.  

Se você quiser entender mais sobre a Islândia, faça uma viagem imaginação através de filmes ex:VIAGEM AO CENTRO DA TERRA pois assim você poderá entender mais sobre esse intenso e maravilhoso país.

Localização ad Islândia (centro da imagem)


FONTE DAS IMAGEM: http://graosdeareia.files.wordpress.com/2010/04/vulcao-eyjafjallajokull-islandia.jpg

Texto enviado por Valber dos Santos, aluno de Fisiologia da Terra, BHu, UFVJM.