Visitas ao Blog do GAIA

quinta-feira, 31 de maio de 2012

GAIA-GIPE recebe Professores da UFVJM

Os professores Donaldo  Rosa Pires Júnior (Vice-Reitor da UFVJM) e Alexandre Christófaro Silva (Pro Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFVJM) vieram conhecer o Projeto GAIA hoje. Os alunos do GAIA e a Professora Danielle apresentaram os nichos de exposição e o projeto de iniciação científica da Serra do Espinhaço no contexto da Geoeducação, que está em andamento. Na primeira foto abaixo apresentamos o protótipo  da maquete da serra aos professores.

O GAIA agradece a visita dos professores e esperamos que voltem logo!



quarta-feira, 23 de maio de 2012

GAIA recebe visita do Professor Olavo Cosme da Silva e de alunos do BC&T


Na tarde de hoje recebemos a visita do Professor Olavo Cosme e de 10 alunos do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM.
Estabelecemos uma parceria entre o GAIA e os projetos dos Profs. Olavo, Vivian Benassi e da técnica administrativa Cácia Campos por meio de desenvolvimento de ações dos estudantes do ICT, que têm grande interesse em atuar na área de Astronomia e Divulgação de Ciências de modo geral.
O GAIA agradece a visita de todos voces e sejam bem vindos!


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Imagem do Eclipse anular de 20 de maio

O Eclipse anular do domingo, visto do outro lado do planeta, no hemisfério norte, foi imageado pela Hinode, uma missão internacional para estudar a nossa estrela mais próxima, o sol. Para isso, a missão Hinode inclui um conjunto de três instrumentos científicos - o Telescópio Solar Optical, Telescópio de raios-X e Imaging Spectrometer Extreme Ultraviolet. Juntos, esses instrumentos vão estudar a geração, transporte e dissipação de energia magnético da fotosfera para a coroa e vai gravar como a energia armazenada no campo magnético do Sol é liberada, gradualmente ou de forma violenta, como o campo se eleva na atmosfera externa do Sol .
Fonte: NASA



Para saber mais sobre o eclipse:

Para saber mais sobre outros eclipses que poderão ser vistos da Terra:

domingo, 20 de maio de 2012

GAIA recebe visitas neste domingo

O GAIA recebeu a visita neste domingo, dia 20 de maio de 2012 de duas pessoas super queridas: A professora pesquisadora do Curso de Turismo do IGC/UFMG, Mariana Lacerda e o publicitário João Flores.
Nós agradecemos a visita e aguardamos o retorno de voces!


sábado, 19 de maio de 2012

Apresentação Oral do projeto GAIA recebe menção Honrosa no I Sintegra

O trabalho dos alunos Paulo Henrique Augusto Gonçalves e Jéssica Pincelli Cardoso sob orientação de Danielle Piuzana e Douglas Sathler recebeu menção honrosa no I Sintegra: 1 Encontro sobre ensino, pesquisa e extensão da UFVJM, dentre trabalhos apresentados na área de Ensino.
O trabalho versou sobre os núcleos de exposição do projeto GAIA, suas relações com os Parâmetros Curriculares Nacionais e o PIBID Geografia da UFVJM.

Parabéns aos alunos Paulo e Jéssica e a todos os alunos da  Equipe GAIA por mais uma conquista!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Blog de divulgação científica é finalista em prêmio internacional - Vale a pena ver!

O blog "Viagens da Laura" (http://viagensdalaura.wordpress.com), produzido pelo Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), relata as aventuras de Laura, adolescente que é a protagonista da radionovela "Verdades Inventadas", veiculada pelo LAbI em 2011.
Nos 37 episódios de "Verdades Inventadas", que estão disponíveis no blog, Laura faz viagens imaginárias, a partir de incentivos de seu novo professor de Literatura. Nessas viagens, a protagonista encontra diversos personagens da Ciência e das Artes, como Einstein e Newton, Clarice Lispector, Júlio Verne, Oswaldo Cruz e César Lattes, Darwin e Mendel, dentre outros, e junto com eles passa por grandes aventuras e descobertas. O blog complementa as aventuras retratadas nos episódios da radionovela, com mais informações sobre os assuntos abordados e links para outros conteúdos relacionados. O blog está entre os finalistas do The BOBs, concurso internacional de blogs da emissora alemã Deutsche Welle. Vale a pena dar uma olhada!


quinta-feira, 17 de maio de 2012

GAIA-GIPE recebe profa. de Santo Antônio do Norte, Distrito de Conceição do Mato Dentro


No dia 16/05 recebemos a visita da Professora Maria das Graças Ferreira David Silva, da Escola Estadual Professora Maria Amélia Ribeiro (http://eeprofessoramariaameliaribeiro.blogspot.com.br/), que veio de Conceição do Mato Dentro para visitar o Projeto GAIA. O GAIA doou 10 kits de PH do Planeta para a escola.


Este experimento faz parte de um conjunto de ideias e ações destinadas à melhoria da educação e da pesquisa em química (e em ciências) no país e é uma maneira de se contribuir para uma conscientização coletiva sobre importância da qualidade da água e para a preservação do planeta Terra.
Nesta atividade, os alunos irão coletar, auxiliados pelo professor, uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local. Eles irão medir o pH da amostra, através da utilização de soluções indicadoras coloridas. Os valores médios provenientes dos resultados da turma deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experiment Database), juntamente com informações sobre a amostra e a escola participante, através de um portal nacional de recebimento dos dados (portal QNInt da Sociedade Brasileira de Química -­ http://qnint.sbq.org.br/qni). A SBQ e o MCT&I estão distribuindo, com a ajuda das secretarias estaduais, 25.000 kits deste experimento para as escolas públicas do país (especialmente para o ensino médio e para os últimos anos do ensino fundamental).

Maria das Graças, a Equipe GAIA agradece a sua visita!


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Banners do GAIA-GIPE apresentados na I Semana de Integração da UFVJM

Tivemos hoje várias apresentações de Banners na I Semana de Integração da UFVJM.
Estes trabalhos foram elaborados por alunos do GAIA-GIPE, coordenados pelos professores Danielle Piuzana e Marcelino Santos de Morais contaram com a colaboração de vários professores como Coordenador do GIPE, Bernardo Gontijo,  e de grupos como Educar no Vale (Paulo Afrânio Sant'Anna) e PIBID Geografia (Douglas Sathler).
Seguem algumas fotos do momento do evento:
























quarta-feira, 9 de maio de 2012

Trabalhos do Gaia são aprovados para apresentação no SINTEGRA - I SEMANA DE INTEGRAÇÃO DA UFVJM


I SEMANA DA INTEGRAÇÃO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (I SINTEGRA)

                   A principal finalidade do evento é valorizar a atitude científica e a inovação gerando, dessa forma, conhecimento que transforma não só os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais e o Brasil, mas a vida de cada um. Além disso, o estímulo ao processo educativo e cultural por meio da integração ensino, pesquisa e extensão, é fundamental para articular de forma indissociável e viabilizar a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. O evento ocorrerá de 15 a 18 de maio de 2012.


Para maiores informações acesse: http://sintegra.ufvjm.edu.br